8º Encontro de Violas de Arame

O 8º Encontro de Violas de Arame, que contará com violas de todo o continente e ilhas e ainda do Brasil, vai decorrer na Casa do Povo de S. Martinho das Amoreiras, concelho de Odemira, nos dias 10 e 11 de novembro.

A iniciativa tem o objetivo de valorizar e preservar a Viola de Arame Portuguesa e é organizada pelo Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso. Este encontro é destinado a todos os músicos, etnógrafos e curiosos que manifestem interesse pela música tradicional.

O encontro contará com a presença da Viola Campaniça (Alentejo), Viola Braguesa (Minho), Viola Beiroa (Beira Baixa), Viola de Arame (Madeira), Viola da Terra (Açores) e Viola Caipira (Minas Gerais/Brasil), dedilhadas por Pedro Mestre e Carlos Loução, José Barros, Ricardo Fonseca, Vítor Sardinha, Bruno Bettencourt e Chico Lobo, respetivamente.

A forma espontânea como estas violas “dialogam” permite perceber a sua origem popular comum e as diferenças que lhe foram sendo introduzidas pelas comunidades que as utilizam. Dos bailes de roda às festas religiosas, passando pelos despiques, as violas de cordas de arame são o instrumento popular tradicional de eleição. A presença destes tocadores – todos excelentes intérpretes – é uma oportunidade não só para apreciar a sonoridade mas também a história das suas violas.

As conversas vão ser protagonizadas pelos músicos/tocadores intervenientes, bem como alguns investigadores convidados, nomeadamente Ivan Vilela (Instrumentista e Professor na Universidade de São Paulo), Salwa Castelo-Branco (Professora e Etnomusicóloga do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança), Domingos Morais (Professor/Etnomusicólogo do IELT – Instituto de Estudos de Literatura e Tradição) e Manuel Morais (Musicólogo).

Inscrições através do e-mail violasdearame@gmail.com. Programa completo aqui.