O projeto Imagens eróticas no romanceiro pan-hispânico: catalogação, análise e programação digital, iniciado em 2022, integra a plataforma romanceiro.pt e tem como objetivo principal a análise do erotismo, implícito ou explícito, no corpus do romanceiro pan-hispânico, cujo estudo ainda não foi realizado duma forma exaustiva. 

Para este propósito, o trabalho será realizado em duas fases. Primeiramente, terá lugar uma leitura e revisão do corpus do romanceiro antigo e oral moderno a fim de identificar e catalogar as cenas e o simbolismo erótico associado a certos temas romancísticos. Em segundo lugar, será desenvolvida uma base de dados relacional SQL na qual serão organizados os materiais de forma ordenada para a posterior recolha e interpretação. Além disso, serão exploradas as possibilidades de realização de uma marcação semântica, com recurso ao standard Textual Encoding Iniciative (XML-TEI) das palavras ou expressões com sentido sexual.

Este projeto tem como ponto de partida a tese de doutoramento La imaginería en la poesía erótica de los Siglos de Oro (UCM, 2021), na qual foi realizado um comentário de perto de quinhentos e cinquenta poemas e mais de três mil imagens sexuais. Com base na abordagem teórica e metodológica aqui desenvolvida e nos resultados obtidos nesta investigação, partir-se-á para a procura de duplos sentidos sexuais no corpus do romanceiro.

Para a primeira etapa do trabalho, que será desenvolvida no IELT – NOVA FCSH e, em particular, na citada plataforma de investigação romanceiro.pt, foram fixadas três tarefas principais:

1. Revisão do corpus do romanceiro português a fim de selecionar os textos a analisar;
2.
Criação da estrutura de base de dados SQL apropriada para a organização e armazenamento dos dados a obter;
3. Alimentação da base de dados com os resultados da análise do corpus selecionado.

Imagens eróticas no romanceiro pan-hispânico: catalogação, análise e marcação digital é um projeto financiado ao abrigo de um contrato “Margarita Salas para la recualificación de jóened doctores (CT31/21)”, financiado pelo Ministério das Universidades de Espanha. O seu desenvolvimento, a cargo do investigador Álvaro Piquero e com a supervisão de Sandra Boto e Pere Ferré, investigadores responsáveis do romanceiro.pt, terá a duração de dois anos: o primeiro consiste numa estadia de investigação no IELT – NOVA FCSH, enquanto o segundo terá lugar no Departamento de Literaturas Hispânicas e Bibliografía da Universidad Complutense de Madrid.

Projetos Relacionados