O Memoriamedia trata-se de e-museu que expõe e partilha vídeos, documentários e estudos sobre manifestações culturais do património cultural imaterial – expressões orais, saberes, celebrações e práticas performativas. Um projeto que valoriza quer a singularidade das comunidades quer a diversidade e o diálogo intercultural.

A memória está viva quando se transforma, quando se associa a novos usos e contextos. A ambição deste e-Museu é contribuir para a difusão e transmissão da tradição oral e saberes associados. Neste e-Museu pode navegar livremente, partilhar todos os vídeos, baixar documentos e arquivos sonoros.

Pedimos que mencione sempre o Memoriamedia quando utilizar os nossos conteúdos nos seus projetos. Os conteúdos estão organizados em secções segundo critérios baseados nas recomendações da UNESCO e na legislação nacional para inventariação do Património Cultural Imaterial. O projeto MEMORIAMEDIA defende o envolvimento das comunidades, grupos e indivíduos no processo de patrimonialização promovendo uma abordagem que respeita e valoriza os que estão diretamente implicados na produção das expressões culturais.

Projetos Relacionados