Almada em Albuquerque, Colorado e Wisconsin

De 23 a 25 de outubro a Universidade de Albuquerque (Novo México) recebe a IX Conferência Internacional da APSA – American Portuguese Studies Association. Do programa faz parte uma mesa-redonda dedicada ao tema “Os limites, as fronteiras e os espaços fronteiriços em Almada Negreiros”, na qual Bruno Rodrigues, Pedro J. Freitas, Sílvia Laureano Costa, investigadora do IELT, e Tania Martucelli darão voz a diferentes abordagens da obra de Almada.

Pedro J. Freitas e Sílvia Laureano Costa irão depois à Universidade do Colorado apresentar algumas das facetas do artista plural: Arte, Geometria e Teatro. Sílvia Laureano Costa estará ainda na Universidade de Wisconsin, nos dias 3 e 4 de novembro, para partilhar com os alunos do departamento de Espanhol e Português a experiência de trabalho no Arquivo Almada Negreiros e Sarah Affonso, no âmbito do projeto Modernismo Online.

O projeto do IELT Modernismo Online tem como objetivo a organização crítica dos textos, peças de arte e documentos que constituem o Modernismo português. Os dois primeiros espólios estudados foram o de Almada Negreiros (1893-1970) e de Sarah Affonso (1899-1983), sua mulher, figura marcante da pintura modernista.