António Ramos Rosa: escrever o poema universal

No ano em que se comemora os sessenta anos da publicação da primeira obra de António Ramos Rosa o CLEPUL — Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em parceria com a Biblioteca Nacional de Portugal e outras instituições, organiza o congresso internacional António Ramos Rosa: escrever o poema universal. O encontro terá lugar no Auditório da Biblioteca Nacional de Portugal de 17 a 19 de outubro de 2018.

Participam no congresso especialistas na obra de António Ramos Rosa e alguns dos maiores estudiosos da literatura e da cultura portuguesas, bem como um grupo de jovens investigadores, que contribuirá também para a renovação da leitura da obra rosiana. Assumindo um espetro temático tão amplo quanto possível, as comunicações privilegiam as várias faces da escrita do autor — poesia, ensaio, crítica, tradução e epistolografia —, assim como a relação de Ramos Rosa com o seu contexto histórico-social e com as diferentes tradições poéticas.

A Comissão Científica conta com os nomes de Ana Paula Coutinho Mendes, Arnaldo Saraiva, Ernesto Rodrigues, Fernando Guimarães, Fernando J.B. Martinho, Gustavo Rubim, Manuel Frias Martins, Maria Irene Ramalho de Sousa, Maria Teresa Dias Furtado, Nuno Júdice e Paula Cristina Costa.

Mais informações sobre o encontro aqui. Programa completo aqui.

 

Recent Posts