Atlas das Paisagens Literárias no Observador

O projeto do LITESCAPE.PT – Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental mereceu novamente destaque, desta vez no Observador.

LITESCAPE.PT tem como missão estudar a literatura portuguesa ou de língua portuguesa publicada entre meados do século XIX e a atualidade, no sentido de nela identificar as descrições de paisagens relativas ao território de Portugal Continental. O projeto foi iniciado em 2010, pensado, estruturado e coordenado até 2017 por Ana Isabel Queiroz. A sua motivação era usar a literatura como fonte para o conhecimento da paisagem no território nacional, bem como a sua evolução. 

Desde 2018, o projeto é coordenado por Natália Constâncio e Daniel Alves, tendo sido iniciado um esforço de atualização da estrutura tecnológica do mesmo, com novas linhas temáticas de investigação (nomeadamente sobre poesia) e novas parcerias com outros centros de investigação, mas também com um público mais diversificado que tem aderido à ideia de juntar o gosto pela leitura com um maior conhecimento do território.

Leia o artigo completo aqui.

Recent Posts