Criados em 2011 pelo Centro de Estudos sobre o Imaginário (CEIL), os Cadernos do CEIL – Revista Multidisciplinar de Estudos sobre o Imaginário (ISSN: 1647-7715) são uma publicação anual eletrónica do Grupo de Estudos Interdisciplinares sobre o Imaginário (IELT | RG-657-4837) do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição sediado na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Nova de Lisboa, disponibilizada gratuitamente em linha.
Reconhecendo no imaginário uma poderosa e complexa dinâmica que percorre, estrutura e organiza, a nível profundo, qualquer discurso ou prática social, os Cadernos do CEIL consagram-se exclusivamente à questionação do imaginário nas suas mais diversas manifestações ou trajectórias históricas, culturais ou epistemológicas. Saiba mais aqui. Mais informações contatar: cadernos_ceil@fcsh.unl.pt
Normas editoriais:
A Revista Cadernos do CEIL publica textos inéditos sob a forma de artigos, recensões críticas e notas informativas. São aceites textos de qualquer área disciplinar, desde que incidam, do ponto de vista temático ou metodológico, sobre a problemática do Imaginário.
Todos os artigos enviados estão sujeitos a uma apreciação prévia por parte da comissão de redacção. Caso sejam aceites, serão remetidos, em regime de anonimato (de acordo com o sistema de peer review), a dois especialistas da área escolhidos pela Comissão de Redacção que se pronunciarão sobre os textos, escrutinando tanto a sua qualidade científica como formal. Mais informações aqui.
Números:
Narrativas e mediação (Número 1, setembro 2011). Disponível aqui.
Ciência e Imaginário (Número 2, dezembro 2012). Disponível aqui.
Ausência (Número 3, julho 2016). Disponível aqui.
Queda (Número 4, julho 2017). Disponível aqui.
Equipa editorial:
Direção:
Carlos F. Clamote Carreto – Professor Associado, NOVA FCSH
Conselho de Redação:
Alda Correia (IELT/NOVA FCSH)
Ana Margarida Chora (IELT/NOVA FCSH)
Ana Turíbio (IELT/NOVA FCSH)
Carlos F. Clamote Carreto (IELT/NOVA FCSH)
Cristina Vieira (Universidade da Beira Interior)
Helder Godinho (IELT/NOVA FCSH)
Isabel Barros Dias (Universidade Aberta / IELT)
Margarida Santos Alpalhão (IELT/NOVA FCSH)
Comissão Científica:
Alexandre Castro Caldas (Universidade Católica Portuguesa)
Arthur L.-F. Askins (Universidade da Califórnia, Berkeley, EUA)
Claude-Gilbert Dubois (Universidade de Bordéus 3, França)
Harvey L. Sharrer (Universidade da Califórnia, Santa Bárbara, EUA)
Joël Thomas (Universidade de Perpignan, França)
Joaquim Carreira das Neves (Universidade Católica Portuguesa)
Jorge Martins (Portugal)
José Gil (Universidade NOVA de Lisboa, Portugal)
José Manuel Pedrosa (Universidade de Alcalá de Henares, Espanha)
Leonardo R. Funes (Universidade de Buenos Aires, Argentina)
Mariano de la Campa (Universidade Autónoma de Madrid, Espanha)
Pedro Alves (Universidade de Lisboa, Portugal)
Philippe Walter (Universidade de Grenoble, França)
Rui Moreira (Universidade de Lisboa, Portugal)
Silvina Rodrigues Lopes (Universidade NOVA de Lisboa, Portugal)
Yvette Centeno (Universidade NOVA de Lisboa, Portugal)