CFP: 6º Colóquio DIAITA

A sobrevivência congregou os primeiros esforços da espécie humana, desde a sua origem até aos dias de hoje. Ao longo da história, sobretudo em épocas de escassez, esse impulso levou ao desenvolvimento de estratégias para calar a urgência de um estômago vazio. A busca do alimento tornou o homem engenhoso, fez dele um produtor de culturas materiais e imateriais.

Os alimentos adquirem, assim, identidades culturais que os resgatam do silêncio de um uso puramente instrumental. Não sendo um fenómeno exclusivo dos tempos atuais, o culto de determinados produtos e práticas alimentares ganha cada vez mais protagonismo nos universos da saúde, do turismo, da moda, da ecologia e da filosofia prática.

​O 6º Colóquio DIAITA Luso-brasileiro de História e Culturas da Alimentação propõe debater o papel Das Culturas da Alimentação ao Culto dos Alimentos e analisar como evolui o protagonismo que, da antiguidade aos dias de hoje, alguns alimentos adquiriram, dando origem ao culto dos alimentos (em contexto religioso, ético, artístico, medicinal, gastronómico e turístico).

Os interessados em apresentar uma comunicação devem enviar a sua proposta até dia 10 de maio. Os resultados serão comunicados até ao dia 20 de junho e o encontro terá lugar de 23 a 25 de outubro na Universidade de Coimbra.

Mais informações sobre o call for papers e o encontro aqui.

 

 

Sugestões