CFP: A Bíblia na Cultura Ocidental

A Bíblia é uma biblioteca de textos, uma obra multicultural que expressa uma síntese de culturas. A Bíblia também é uma obra literária, cuja leitura, ao longo de milénios, influenciou o pensamento de pessoas, a vida de comunidades, a origem de nações, o curso dos acontecimentos e a história das civilizações.

Desde os primórdios da fundação de Portugal à contemporaneidade, o texto perpassou regimes políticos antagónicos, períodos económicos distintos e diversas correntes de pensamento filosófico. A literatura, o teatro, as artes, a educação, a economia, o direito e tantas outras ciências foram impregnadas de uma metafísica bíblica. 

O Congresso Internacional A Bíblia na Cultura Ocidental: Milénios de Civilização pretende apresentar uma compilação de análises críticas sobre a relevância da Bíblia. Encontra-se aberto, até 30 de junho de 2020, o período de apresentação de propostas de comunicação. Aceitam-se propostas em português, inglês, espanhol, italiano e francês. O encontro realiza-se dias 10, 11 e 12 de setembro de 2020 nos auditórios da Câmara Municipal de Gouveia.

Mais informações aqui.

Recent Posts