CFP: Caminhos da Investigação em Literaturas de Língua Portuguesa

A reflexão sobre as questões da investigação científica perde o seu fôlego quando desenvolvida longe do debate crítico necessário para atualizarmos e apurarmos o nosso olhar sobre o objeto de estudo. Partindo desse pressuposto, I Colóquio Caminhos da Investigação em Literaturas de Língua Portuguesa, que se realiza dias 16 e 17 de março de 2020, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, propõe-se a ser o primeiro de outros futuros espaços de interlocução entre estudantes, docentes e outros interessados na temática.

Pretende-se, sobretudo, que as comunicações discriminem um tema de pesquisa (em curso ou ainda como um plano futuro), quais as motivações e os desafios atinentes a essa escolha e partilhem, dentro do possível, as estratégias metodológicas a serem utilizadas no desenvolvimento do trabalho. Os vários eixos temáticos do encontro são:

– Estudos comparados;
– Estudos narrativos;
– Estudos do texto poético;
– Estudos interartes;
– Estudos pós-coloniais e decoloniais;
– Teoria e crítica literária;
– Estudos de géneros literários;
– Ensino da literatura.

Os interessados em participar devem enviar, até 31 de dezembro de 2019 para o e-mail caminhoslit@gmail.com, um resumo de 200 a 300 palavras (para além da identificação do proponente: nome, curso e e-mail). As comunicações não devem exceder o tempo de quinze minutos e não serão permitidas apresentações via Skype. As propostas serão avaliadas e selecionadas de acordo com parâmetros previamente definidos pela Comissão Científica e publicadas até 15 de janeiro de 2020. Não há taxas de inscrição.

Mais informações aqui.