CFP: Literatura e Ciência II

Está aberta a chamada de comunicações para a segunda edição do colóquio Literatura e Ciência: Diálogos Multidisciplinares. Frequentemente olhadas como campos distintos, a Literatura e a Ciência convivem hoje em várias convergências e interseções. E há algum tempo que algumas áreas mais específicas assumem proximidades impensáveis no passado, como é o caso das psicoterapias e dos estudos sobre a mente e o comportamento humano. Por outro lado, múltiplas artes, técnicas e media estabelecem hoje diálogos tanto com a Literatura como com a Ciência, numa questionação que reflete demandas e caminhos novos na compreensão da ação e do pensamento humanos.

Por seu turno, o diálogo enquanto forma textual pode trazer-nos informações importantes, passíveis de abordagens multi e interdisciplinares. Mais especificamente, os Diálogos sobre Ciência que abordam áreas tão diversas como a matemática, a arte de navegar, a botânica, a geografia, a astronomia ou a medicina. A sua dimensão testemunhal e de atualidade é reveladora do modo como diferentes épocas olharam o Mundo, o valorizaram, o imaginaram e o explicaram.

Quatro Centros de Estudos (IELT, CETAPS e CHAM da NOVA FCSH e CEHFCI da Universidade de Évora) e três Universidades (Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Évora e Universidade Aberta) uniram esforços para organizar a segunda edição do colóquio Literatura e Ciência: Diálogos Multidisciplinares. Propõe-se a todos os interessados o debate vasto dos temas apresentados numa reunião científica, a ter lugar na Universidade Aberta, nos dias 11 e 12 de outubro de 2018.

As propostas deverão ser enviadas com um resumo de até 250 palavras e uma breve nota biográfica para o endereço literaturaciencia@gmail.com até ao dia 30 de março de 2018. Mais informações aqui.

Comissão Científica:
Augusto Fitas (U.Évora)
Fabiana Carelli (USP)
Helder Godinho (NOVA FCSH)
Henrique Leitão (FCUL)
Irene Freire Nunes (NOVA FCSH)
Isabel Capeloa Gil (U. Católica)
Ivo Castro (FLUL)
Jorge Crespo (NOVA FCSH)
Maria Teresa Nascimento (UMa)
Mário Avelar (UAb)

Organização: