Dia Mundial da Língua Portuguesa

O Dia Mundial da Língua Portuguesa comemora-se hoje, dia 5 de maio, pela primeira vez. A oficialização foi assinada em 2019 na sede da UNESCO por uma delegação portuguesa composta pelo primeiro-ministro António Costa, pela ministra da Cultura Graça Fonseca, pela secretária de Estado das Comunidades Portuguesas Berta Nunes, e pelo Embaixador de Portugal na UNESCO António Sampaio da Nóvoa.

Este é o primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa. Da língua partilhada por todas as pessoas que conhecem e sentem a palavra saudade. São 260 milhões de pessoas (3,7% da população mundial) que vivem em nove países e quatro continentes. Da língua a quem a pandemia atrapalhou o primeiro dia mundial do resto da sua história e usa a internet para lembrar e festejar.

Além das atividades a decorrer online, será também divulgado um estudo sobre “A língua portuguesa como ativo global” e lançado um concurso literário para estudantes de língua e literaturas portuguesas espalhados pelo mundo. Os “Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa”, iniciativa do instituto Camões, da Porto Editora e do Plano Nacional de Leitura (PNL) desafia os alunos de português a escreverem um conto inédito, de uma a três páginas.