Juliana Menezes

 

Doutoranda em Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa. É professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal da Bahia (Brasil) e investigadora no Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC – UAlg) e no Instituto de Estudos em Literatura e Tradição (IELT – NOVA FCSH). Suas áreas de interesse são literatura, cultura e turismo.

Susana Vieira

 

Licenciada em Língua e Cultura Portuguesas e pós-graduada em Crítica Textual pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, atualmente é doutoranda em Estudos Portugueses (Estudos de Literatura) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, focando a sua tese na obra de Maria Velho da Costa. No âmbito da sua área de investigação tem artigos, capítulos de livros e participações em congressos internacionais publicados. É professora dos cursos de Cultura e Língua Portuguesa do ICLP (Universidade de Lisboa) e participa em projetos investigativos da UNESP e da UNICAMP (Brasil). Colabora também em diferentes projetos de arte inclusiva.

Maria Isabel Machado Lemos

 

Maria Isabel Lemos é antropóloga e focaliza sua investigação em Práticas e Políticas da Cultura no âmbito das Tradições Orais, do Património Cultural Imaterial e da Literatura. É colaboradora do Working Group “Narrative Cultures” (SIEF) e doutoranda no programa “Antropologia: Políticas e Imagens da Cultura e Museologia” (ISCTE-IUL). Desenvolve, atualmente, projeto de investigação doutoral acerca das narrativas tradicionais de suporte memorial cabo-verdianas e sua circulação em diferentes contextos sociais, bem como sua categorização enquanto patrimônio cultural imaterial. Mestre em Culturas Visuais (NOVA FCSH) e bacharel em Relações Internacionais (IBMEC/RJ). Desenvolveu projetos em parceria com o Instituto do Património Cultural de Cabo Verde (IPC-CV) e diferentes museus.

Maria Schtine Viana

Maria Schtine Viana é doutoranda no Departamento de Estudos Portugueses da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. É membro do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT). Foi assistente de investigação no Centro de Humanidades (CHAM). É bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Possui mestrado em Filosofia pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, Brasil, no programa Culturas e Identidades Brasileiras (2013). É bacharel em Línguas e Literaturas Francesa e Portuguesa, pelo Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Foi investigadora visitante no Département de s Sciences du Langage da Université de Rouen, França (1998). Estudou artes cénicas na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil, e foi atriz e dramaturga em diversas companhias de teatro em São Paulo. Trabalhou por duas décadas como editora em diversas editoras de São Paulo. É autora de livros didáticos e livros destinados à formação de professores, além de livros infantis e literatura juvenil. Desenvolve seu trabalho nas áreas de Literatura Brasileira, Literatura Francesa, Estudos Interartes e se interessa também por políticas culturais destinadas à formação do leitor literário. [Produção científica do investigador]

Marta Paixão

 

Licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas (variante Português-Alemão) pela NOVA FCSH. Durante a licenciatura frequentou o curso de língua e cultura italiana em Perugia, e participou por dois anos consecutivos num intercâmbio com alunos de toda a Europa, que teve lugar em Hannover. Em 2013 concluiu o Mestrado em Estudos Portugueses com a tese Metamorfose(s) em Aracne de António Franco Alexandre. Atualmente é estudante de doutoramento.

Fátima Ribeiro de Medeiros

 

Doutoranda em Estudos Portugueses, área de especialidade Estudos de Literatura, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem lecionado Português e Literatura Portuguesa em vários níveis de ensino, do secundário ao superior. Vem desenvolvendo investigação em áreas distintas, mas complementares, debruçando-se maioritariamente sobre a literatura portuguesa dos séculos XX e XXI e o feminismo do início do século XX, assuntos sobre os quais possui ampla produção publicada. [Produção científica do investigador]

Pedro Januário

 

Mestrado em Filosofia-Estética pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas com a dissertação Apontamentos sobre a Improdutividade. É doutorando em Estudos Portugueses – área de especialização de Estudos de Literatura. Arquiteto. Entre 2011 e 2015 foi Monitor na Faculdade de Belas-Artes – Universidade de Lisboa no curso de Arte Multimédia onde co-organizou as edições da mostra de artes-plásticas PRÉ-REFORMA e do ciclo de cinema CINE-MONITOR. Participa ativamente nas acções artísticas das Associações Goela (Lisboa) e Luzlinar (Feital).

Paula Frade

Mestrado em Tradução – Literatura Infanto-Juvenil, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Doutoranda em Línguas, Literaturas e Culturas, na especialidade de Estudos Literários. No Instituto de Estudos de Literatura e Tradição dedica a sua investigação ao estudo da fábula, do conto. É autora de um projeto de promoção da literacia, assente na História do Livro, onde aplica novas abordagens. Articula a sua atividade como investigadora, tradutora e dinamizadora de ações de formação e palestras, dirigidas a bibliotecários e a professores de Português, do ensino básico e secundário, com oficinas e encontros, direcionados a alunos do 2º e 3º Ciclo. É promotora de divulgação e descentralização do conhecimento, promovendo e orientando exposições temáticas, desenvolvendo projetos pedagógicos, culturais e de formação ao longo da vida. Investiga na área da História da Alimentação, área de interesse onde trabalha no registo de saberes ancestrais. No âmbito cívico, integra desde 2014 o grupo de docentes da Universidade Sénior de Oliveira do Hospital, contribuindo para este projeto de formação ao longo da vida, enquanto espaço para de ampliação do conhecimento e de valorização da auto-estima do indivíduo, terminado o percurso profissional.