Christophe Araújo

Christophe Araújo é professor auxiliar na Universidade de Paris-Nanterre desde setembro de 2023. Antigo membro da EHEHI da Casa de Velázquez, vencedor ex-aequo do prémio Mário Soares 2022 com a sua tese Ser historiador durante um regime autoritário: Poder e Saber em Portugal (1926-1974), os seus trabalhos focam-se quer na historiografia, na prosopografia dos meios acadêmicos, como nos vínculos da língua com o poder político.

Carlotta Defenu

Carlotta Defenu doutorou-se em Crítica Textual na Universidade de Lisboa com uma tese sobre a génese e a reescrita da poesia ortónima de Fernando Pessoa. Publicou vários artigos e capítulos de livros dedicados a questões de crítica textual, crítica genética e estudos genéticos de tradução, com especial foco na obra de Fernando Pessoa. Recentemente, coorganizou, com João Dionísio e Carlota Pimenta, a exposição “Descubra as Diferenças. Variação na literatura portuguesa desde a Idade Média até anteontem” na Biblioteca Nacional de Portugal.

Tiago Gouveia de Faria

Doutorado em Literatura (2022) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, Brasil), mestre em Estudos Clássicos (2011) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FL-UL) e licenciado em Ciências Musicais (2010) pela Universidade NOVA de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH) e em Línguas, Literaturas e Culturas (2007) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FL-UL). Entre 2013 e 2016, foi revisor de textos e chefe da divisão de distribuição e vendas na Editora da Universidade Federal da Grande Dourados (EdUFGD, Brasil). É, desde outubro de 2023, investigador do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT) da NOVA FCSH. É também violonista/guitarrista e compositor.

Ana Luísa R. Moreira

Ana Luísa R. Moreira é licenciada em História pela NOVA FCSH (2020-2023) e frequenta atualmente o Mestrado em História com especialização em História Moderna e dos Descobrimentos na mesma instituição. As suas principais áreas de interesse científico são: História do Livro, Paleografia, História Cultural e das Mentalidades modernas e História Social.

Catarina Alhinha

Licenciou-se em 2021, em Estudos Portugueses na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em 2022 ganhou o prémio de excelência de melhor licenciada. Entre 2022 e 2023 integrou a equipa de investigação do projeto Europeu VAST: Valores Através do Espaço e do Tempo, dedicado à área de contos de fadas e às humanidades digitais. Atualmente é estudante no Mestrado de Estudos Portugueses na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH) e membro do projeto de investigação Estranhar Pessoa do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição. Tem como principais interesses de investigação: estudos pessoanos, modernismo na literatura inglesa e portuguesa e literatura contemporânea. É também uma escritora que gosta de aliar as suas palavras à pintura, à fotografia e ao teatro, nomeadamente através do seu projeto artístico Desaniversário.

Mariana de Freitas Branco

Licenciada em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, atualmente é mestranda em Estudos Sobre as Mulheres na mesma instituição. Os seus interesses incluem teoria feminista, literatura e história. É bolseira de investigação do projeto Escritoras de língua portuguesa no tempo da Ditadura Militar e do Estado Novo em Portugal, África, Ásia e países de emigração do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição.

Rita Basílio

Pós-Doutorada em Estudos Literários, pela Universidade NOVA de Lisboa, Doutorada em Literatura Portuguesa Contemporânea e Mestre em Estudos Portugueses, pela mesma Universidade. É investigadora da Universidade NOVA de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH). Trabalha nas áreas de cruzamento da Literatura e das Artes, nomeadamente no campo da investigação sobre a educação literária e artística. É autora, entre outros, dos livros Manuel António Pina – Uma Pedagogia do Literário (Sistema Solar – DOCUMENTA, 2017), Mário de Sá-Carneiro: Um Instante de Suspensão (Edições Vendaval, 2003). Coordena o projecto de investigação Por uma Pedagogia Criativa, em torno da obra infantojuvenil de Manuel António Pina. Coordena ainda, no âmbito da sua investigação, dois projetos pedagógicos: Motiv/Arte (Arte Cidadania), que visa promover a Literatura e as Artes no 1º ciclo do Ensino Básico e (no biénio 2021-2022) o projeto Confi/Arte: oficinas re-criativas − as Artes e a Educação para os Valores de Cidadania Global no século XXI (com o apoio da DgArtes). Tem publicados três livros para crianças: A Bela Desaparecida (Porto Editora, 2007. Prémio Literário Hans Christian Andersen, da Cidade Figueira da Foz), O Lápis Azul (Textiverso, 2008) e O País dos Homens Sábios (Textiverso, 2021). Escreveu também, em co-autoria com Gustavo Rubim, a peça de Teatro “Assim também Eu” (2010). Criadora e editora da Revista Dobra – Literatura Artes Design. É ainda autora de diversos artigos, publicados em revistas da especialidade, no âmbito da literatura portuguesa contemporânea e da promoção do livro e da leitura literária em estreita conexão com uma educação artística desde a infância. [Produção científica do investigador]

Vicente Paulino

Vicente Paulino, nascido em Holsa-Maliana (Timor) em 1 de Outubro de 1978. Doutorado em Cultura e Comunicação (2012) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É licenciado em Ciências da Comunicação, variante de Comunicação, Cultura e Arte, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. É Mestre em Ciências da Comunicação/especialização em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Secretário da RENETIL do distrito de Maliana – Timor-Leste (1999-2000); Fundador e Redator do “Boletim Semanal Kuda Ulun Lian”, Maliana-Timor-Leste (1999-2001); Observador da Primeira Eleição para a Assembleia Constituinte de Timor-Leste (2001). Atualmente, é Professor da Universidade Nacional Timor Lorosa’e e Diretor do Centro de Estudos de Cultura e Artes da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (CECA-UNTL). Foi Diretor da Unidade de Produção e Disseminação do Conhecimento do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa da UNTL. Foi Professor do Curso de Mestrado em Relações Internacionais na Universidade da Paz (UNPAZ) em 2016-2017.

Inês Thomas Almeida

Nascida na República Dominicana, Inês Thomas Almeida é doutorada em Ciências Musicais Históricas pela Universidade Nova de Lisboa e investigadora no INET-md/NOVA FCSH. Foi bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia, tendo recebido, pela sua tese de doutoramento O olhar alemão: A prática musical em Portugal em finais do Antigo Regime segundo fontes alemãs, sob orientação de Rui Vieira Nery, a classificação máxima por unanimidade. Recebeu uma Bolsa de Mérito da Universidade de Évora em 2001 e 2002, atribuída ao melhor aluno de cada curso. Viveu na Alemanha entre 2003 e 2016, onde criou uma ONG para o apoio à comunidade portuguesa em Berlim. Neste âmbito, foi responsável por inúmeras iniciativas de cariz cultural, social e humanitário e recebeu vários prémios e distinções pelos serviços prestados à comunidade. Os seus principais interesses de investigação são a música no século XVIII, literatura de viagens, mulheres e música, proto-feminismos, redes culturais transnacionais, bem como ligações entre Alemanha, Áustria e Portugal no século XVIII. Tem publicado artigos científicos em revistas da especialidade, sobre viajantes estrangeiros em Portugal, práticas musicais no fim do Antigo Regime, a salonnière sefardita Henriette Herz, o Duque de Lafões, e outros temas relacionados com o século XVIII e com investigação em relatos de viagem. Foi docente na Academia Nacional Superior de Orquestra e ministra com regularidade cursos livres na Universidade NOVA de Lisboa. Mantém uma intensa actividade como conferencista, quer em colóquios nacionais e internacionais da sua área científica, quer nos Guias de Audição da Fundação Calouste Gulbenkian quer no Teatro Nacional de São Carlos. Dedica-se de igual forma à divulgação e disseminação de conhecimento para o público não-especializado, destacando-se os webinars “Curso de Cultura Musical” e Mulheres Compositoras”. [Produção científica do investigador]

Manuel Pedro Ferreira

Manuel Pedro Ferreira estudou em Lisboa e na Universidade de Princeton, onde se doutorou em Musicologia com uma tese sobre canto gregoriano em Cluny, orientada por Kenneth Levy. Ensina no Departamento de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH), de que chegou a ser coordenador. Desde 2005 é responsável pelo Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da NOVA FCSH. Em 1995 fundou o grupo de música antiga Vozes Alfonsinas, que ainda dirige em palco e em gravações. Foi eleito em 2010 membro da Academia Europaea e pertence desde 2012 ao Conselho Directivo da Sociedade Internacional de Musicologia. Dedicado sobretudo aos estudos musicológicos, escreveu um vasto número de artigos académicos em revistas e livros publicados por todo o mundo. O seu livro O Som de Martin Codax (Lisboa, 1986) recebeu o Prémio de Ensaísmo Musical do Conselho Português da Música; foi responsável pela publicação facsimilada do Cancioneiro de Elvas (Lisboa, 1989) e do Porto 714: Um manuscrito precioso (Porto, 2001). Os seus livros, como autor, incluem ainda Cantus Coronatus — Seven cantigas d’amor by King Dinis (Kassel, 2005); Antologia de Música em Portugal na Idade Média e no Renascimento, 2 vols., 2 CDs (Lisboa, 2008); Aspectos da Música Medieval no Ocidente Peninsular, 2 vols. (Lisboa, 2009-2010); e Revisiting the Music of Medieval France: from Gallican chant to Dufay (Farnham-Burlington, 2012). [Produção científica do investigador]