Teresa Sousa de Almeida

Teresa Sousa de Almeida é investigadora no IELT e professora associada aposentada da NOVA FCSH, onde ensinou Literatura Francesa, Literatura Portuguesa e Teoria Feminista. Dirigiu quatro projetos sobre mulheres escritoras, financiados pela Fundação Gulbenkian e pela FCT. Entre 2014 e 2017, foi responsável pela coordenação do Mestrado Mundus, Crossways in Cultural Narratives, financiado pela União Europeia, juntamente com Ana Morais e Ana Matos. Tem escrito sobre literatura portuguesa contemporânea: Mário de Carvalho, Nuno Júdice, Maria Teresa Horta e Natália Nunes. [Produção científica do investigador]

Teresa Araújo

Teresa Araújo é Professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, onde se doutorou em Literaturas Românicas (2000). Lecionou igualmente vários cursos nas universidades Lumière – Lyon 2, Carlos III, Agostinho Neto e de Salamanca e de Oviedo, entre outras. Dedica a sua atividade docente e de investigação à literatura portuguesa dos séculos XVII-XVIII, mas concentra-se nos estudos do romanceiro antigo e moderno em Portugal numa perspetiva pan-hispânica, bem como do teatro e da fábula. Entre as suas publicações mais recentes, encontra-se “Silvestre ou jogo da (in)subordição entre cinema & etnografia” (BOL, 2022) e o estudo introdutório à Floresta de varios romances sacados de las historias antiguas de los hechos famosos de los doze Pares de Francia. En Valencia, 1642 (México, 2019). Na sua experiência de coordenação científica, destaca-se atualmente a direção do Projeto de Investigação financiado pelas Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Para a Ciência e Tecnologia Revisões literárias: a aplicação criativa de romances antigos (séc.s XV-XVIII). [Produção científica do investigador]

Teresa Margarida Gonçalves Castro

 

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade NOVA de Lisboa. Obteve o grau de mestre em Literaturas Comparadas Portuguesa e Francesa pela mesma universidade, com a tese O espaço nos romances de Chrétien de Troyes, orientada pelo professor Helder Godinho. Doutorou-se no ramo de Línguas e Literaturas Modernas, especialidade de Literaturas Românicas, tendo apresentado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa a dissertação Metamorfose e Construção da Identidade na Colectânea de Contos de José Leite de Vasconcellos. Leciona atualmente na Escola Secundária/3 Miguel Torga, do Agrupamento de Escolas Miguel Torga.

Maria Joana Melo

 

 

Doutorada em Teoria Literária pela Universidade Nova de Lisboa. Tem desenvolvido a sua investigação em torno da relação entre a tragédia grega e o cinema americano do século XX. Publicou e apresentou trabalhos sobre a matriz ficcional descrita na Poética de Aristóteles e a sua aplicabilidade à arte audiovisual popular. A sua área de interesse alarga-se ainda à questão da perceção do género literário.

Fátima Faria Roque

Doutorada em Estudos Portugueses, Especialidade em Estudos de Literatura, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, onde apresentou e defendeu a sua tese de doutoramento (2016) Saramago: escrever, interromper. Narrativas breves de José Saramago – problemáticas de um lugar discursivo, elaborada sob orientação da Prof.ª Doutora Silvina Rodrigues Lopes. Concluiu em 2010 uma Pós-Graduação em “Cultura Portuguesa Contemporânea: tempos, factos e autores”, pelo Instituto Camões, sendo ainda licenciada em Comunicação Social (1986), pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. É atualmente Diretora do Departamento de Museus, Monumentos e Palácios da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC). Entre 2018 e 2020, na DGPC, foi Assessora da Direção para a área de Museus, tendo desenvolvido vários projetos nesta área. Desempenhou funções como Diretora de Comunicação no Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado, entre março de 2020 e setembro de 2021 e, até 18 de setembro de 2022, enquanto Assessora para o projeto Coleção de Arte Contemporânea do Estado. Iniciou a sua carreira de Técnica Superior na Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, onde assumiu funções de dirigente nas áreas da comunicação e da cultura, ao longo de cerca de 30 anos (Chefe de Divisão de Informação e Diretora de Departamento de Cultura). Nos últimos anos o seu foco tem sido direcionado para a literatura, artes e museologia, mais especificamente, para a ligação literatura/arte. Tem artigos publicados em revistas da especialidade e desenvolveu vários projetos de instalação e curadoria no Museu do Neo-Realismo.

Lucília Chacoto

Docente da Universidade do Algarve, doutorada em Linguística – especialidade em Sintaxe, desde 2005, com a dissertação O Verbo Fazer em Construções Nominais Predicativas, é membro integrado do IELT – Instituto de Estudos de Literatura e Tradição desde 1 de janeiro de 2018. As suas principais áreas de investigação são: Sintaxe, Fraseologia, Paremiologia e Tradutologia. Desde a sua dissertação de Mestrado (1994), intitulada Estudo e Formalização das Propriedades Léxico-Sintácticas das Expressões Fixas Proverbiais, que se dedica ao estudo dos provérbios portugueses. É membro do Conselho Consultivo da revista Entrepalavras (desde 2011), avaliadora científica da Revista Galega de Filoloxía (desde 2020), avaliadora externa da revista Paremia (desde 2009) e membro do Conselho de Redação da revista Estudos de Literatura Oral (desde 2006), colaborando pontualmente com outras revistas na qualidade de avaliadora. Tem integrado a Comissão Científica de vários Congressos Internacionais da especialidade. Desde 2001, possui Certificado de Registo de Formador, nas Áreas e domínios A46 Português/Língua Portuguesa e A61 Linguística, conferido pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, e tem lecionado cursos de Linguística e Paremiologia, no âmbito nacional e internacional. [Produção científica do investigador]

Joana Meirim

 

Joana Meirim é professora auxiliar convidada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa e colaboradora do IELT. Doutorou-se no Programa em Teoria da Literatura da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa com uma tese dedicada a Alexandre O’Neill e Jorge de Sena. Com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, foi investigadora responsável pelo projeto Lugares de O’Neill. Recentemente editou um volume de entrevistas de Alexandre O’Neill (Tinta da China, 2021), coorganizou um livro sobre o ensino da literatura (IELT – NOVA FCSH, 2021) e o volume A Crítica de Jorge de Sena (BNP, 2022). [Produção científica do investigador]

Joana Castaño

 

É doutorada pela Universidade NOVA de Lisboa e pela Universidade de Oviedo (2021), com a tese Espanha no Teatro de Manuel de Figueiredo. Licenciada em Estudos Portugueses (2005) e Mestre em Ensino do Português como Língua Segunda e Estrangeira pela Universidade NOVA de Lisboa (2010), desempenhou funções de leitora do Instituto Camões em São Tomé e Príncipe e em Espanha (2010-2018). Os seus interesses de investigação incluem didática da língua segunda e estrangeira, literaturas africanas em língua portuguesa e teatro do século XVIII. Atualmente é professora de Português. [Produção científica do investigador]

Isabel Barros Dias

 

Professora Auxiliar, na Universidade Aberta, onde leciona desde 1989. Tem artigos publicados em diversas revistas de especialidade, publicações coletivas e atas, nacionais e estrangeiras, bem como dois livros sobre historiografia medieval ibérica Metamorfoses de Babel (2003) e La identidad de la historiografia (2013). A sua investigação situa-se no âmbito da Literatura Comparada, da Imagologia e dos Estudos sobre o Imaginário, tendo como principais áreas de interesse a Literatura Medieval, a Literatura do séc. XVI, a Literatura Oral e Tradicional e a Edição Textual. [Produção científica do investigador]

Silvina Rodrigues Lopes

Silvina Rodrigues Lopes é professora catedrática aposentada de Teoria da Literatura na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Obteve o grau de agregação em 1996, na Universidade NOVA de Lisboa. É autora de diversos livros, entre os quais: Tão Simples como IssoE se-páraSobretudo as Vozes InconjuntosA Legitimação em LiteraturaAprendizagem do IncertoTeoria da Despossessão; A Alegria da Comunicação; Agustina Bessa-Luís. As Hipóteses do Romance; Literatura Defesa do Atrito; A Anomalia Poética; Exercícios de aproximação; A inocência do Devir; O Nascer do Mundo nas suas Passagens. Foi investigadora do IHA – Instituto de História de Arte e do CEIL – Centro de Estudos sobre o Imaginário Literário. Atualmente é investigadora no IELT – Instituto de Estudos de Literatura e Tradição. Coordenou a revista Dobra. [Produção científica do investigador]