Clara Rowland

É, desde outubro de 2016, Professora Associada no Departamento de Estudos Portugueses da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Entre 2003 e 2016 foi docente da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde dirigiu o Mestrado e o Programa Internacional de Doutoramento FCT em Estudos Comparatistas e foi responsável pela criação e primeira direção do Mestrado em Estudos Brasileiros (FL-UL e ICS-UL). É investigadora do Centro de Estudos Comparatistas da FL-UL e do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição da NOVA FCSH. Desenvolve o seu trabalho nas áreas da Literatura Brasileira, da Literatura Comparada e dos Estudos Interartes. Entre 2012 e 2016 foi coordenadora do projeto FCT Falso Movimento – estudos sobre escrita e cinema, no âmbito do qual editou, com José Bértolo, A escrita do Cinema: Ensaios (Documenta, 2015) e, com Tom Conley, Falso Movimento: ensaios sobre escrita e cinema (Cotovia, 2016). As suas publicações na área dos Estudos Brasileiros incluem ensaios sobre Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Bernardo Carvalho e Carlos Drummond de Andrade, entre outros. O seu livro A Forma do Meio. Livro e Narração na obra de João Guimarães Rosa foi publicado em 2011 pela editora da Unicamp (Brasil). Entre 2013 e 2015 integrou a Delegate Assembly da Modern Language Association of America. [Produção científica do investigador]

Aurízia Anica

 

Doutorada em Antropologia pela Universidade NOVA de Lisboa e Professora Coordenadora da Universidade do Algarve. Nesta Universidade dirige o Departamento de Ciências Sociais e Educação da Escola Superior de Educação e Comunicação e é membro da comissão coordenadora do Conselho Técnico-Científico, entre outras funções de gestão que desempenha. Coordenou as edições (edição em português e versão online em português-inglês) do livro Crianças em Risco. Um olhar multifacetado (2017) e do e-book Envelhecimento e Educação (2014) e é autora dos livros As Mulheres, a Violência e a Justiça no Algarve de Oitocentos (2005) e A Transformação da Violência no Século XIX (2003). As suas mais recentes investigações têm sido realizadas sobre temas de Gerontologia Social e de História Contemporânea. [Produção científica do investigador]

Ana Paula Guimarães

 

 

Professora Associada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É Doutorada em Estudos Portugueses, especialidade de Literatura Oral e Tradicional. Criou o IELT – Instituto de Estudos de Literatura e Tradição da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. [Produção científica do investigador]

Ana Paiva Morais

 

Docente na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde leciona na área da Literatura Francesa e Literatura Portuguesa Medieval. O seu trabalho de investigação tem incidido principalmente sobre as narrativas breves medievais, em especial nas literaturas francesa e portuguesa. Interessa-se, também, pela recepção dos textos medievais na literatura moderna e contemporânea e pelas relações entre a literatura medieval e a literatura tradicional. Tem trabalhos publicados sobre os “fabliaux”, os exempla, o conto e a fábula da Idade Media. Coordenou recentemente o projecto coletivo “A Fábula na literatura portuguesa: catálogo e história crítica”, financiado pela FCT. [Produção científica do investigador]

Ana Nascimento Piedade

 

Professora Associada com Agregação da Universidade Aberta. Integrou a Comissão Científica e Executiva de “Eduardo Lourenço, 85 anos – Congresso Internacional” organizado pelo Centro Nacional de Cultura e pela F. C. Gulbenkian (2008), e foi membro da Comissão Científica do “Congresso Internacional Luso-Brasileiro 100 Orpheu” (2015). Colaborou no Dicionário de Eça de Queiroz e no Dicionário de Fernando Pessoa e do Modernismo Português e publicou os livros A Questão Estética em Mário- de Sá-Carneiro (1994), Ironia e Socratismo em A Cidade e as Serras (“Prémio do Ensaio Ernesto Guerra da Cal”, 2002), Fradiquismo e Modernidade no último Eça – 1888-1900 (2003), Diálogos com Eça no Novo Milénio, (Introd. e Org.; 2004), Outra Margem – Estudos de Literatura e Cultura Portuguesas (2008), Em Diálogo com Eduardo Lourenço (2015). [Produção científica do investigador]

Ana Margarida Chora

Ana Margarida Chora é licenciada em Estudos Portugueses, Mestre e Doutora em Literaturas Românicas (com a tese A Deusa em Camelot: o papel da mulher na concepção e evolução dos heróis arturianos). Tem como principais áreas de investigação a Matéria da Bretanha, o Orientalismo (literário e artístico), o Feminino e o Imaginário. Publicou, além de diversos artigos académicos, as obras Lancelot – do mito feérico ao herói redentor, Bocage e o Oriente. Para uma visão orientalista da poesia bocageana e, em co-autoria com Daniel Pires, As Chinelas de Abu-Casem (tradução de Bocage) e Bocage e o Sortilégio do Amor (Camilo Castelo Branco). Publicou as obras poéticas Janela sobre o Tempo, Diadema e Insónia Lúbrica. É docente do ensino secundário, leccionando a disciplina de Literatura Portuguesa e exercendo funções de coordenadora do Departamento de Línguas. Foi Professora Adjunta Convidada da ESE de Setúbal. Foi também colaboradora da Universidade Aberta. É membro da direcção do Centro de Estudos Bocageanos. Dedica-se ainda à pintura e às artes performativas. [Produção científica do investigador]

Ana Lavrador

 

Licenciada em Geografia, Mestre em Geografia Física e Ambiente pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Doutorada em Artes e Técnicas da Paisagem pela Universidade de Évora. É membro integrado do CICSNOVA – Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, professora do ensino básico e secundário em Lisboa e formadora do Centro de Formação Professor Orlando Ribeiro da Associação de Professores de Geografia. É autora de livros científicos e artigos publicados por editoras e revistas nacionais e estrangeiras no âmbito da Geografia Cultural, em particular estudos de percepção e de representação ligados à paisagem e à sua aplicação no desenvolvimento, qualificação e promoção das regiões vinhateiras. [Produção científica do investigador]