História da pobreza e da fome

A História da pobreza e da fome é um tema complexo cuja compreensão convoca investigadores das ciências naturais, das ciências sociais e das humanidades. Visando aprofundar temas, conceitos, fontes e métodos de análise, que congregam dimensões ambientais, culturais, sociais, económicas e políticas, organiza-se um ciclo de oficinas e conferências sobre o tema. Estes decorrem entre abril e novembro de 2019.

A primeira conferência deste ciclo, intitulada História da pobreza e da fome: fundamentos, práticas e representações, realiza-se no próximo dia 4 de abril na Biblioteca Nacional de Portugal. A organização está a cargo das investigadoras Ana Isabel Queiroz (IELT, IHC – NOVA FCSH) e Inês Moreira (NOVA SBE). 

Nesta conferência abordam-se conceitos fundamentais para a compreensão dos fenómenos da pobreza e da fome ao longo da história e equacionam-se fatores geográficos, ecológicos, culturais, sociais, económicos e políticos. Apresentam-se práticas metodológicas usadas em diferentes áreas académicas, inscrevendo a investigação sobre o tema em Ciências Sociais e Humanidades no quadro dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas (1 – Erradicar a Pobreza; 2 – Erradicar a Fome).

Programa:
9h30 – 12h45 | Sessão 1 – Temas e conceitos
Pobreza(s), Inês Moreira (NOVA SBE)
Fome(s), Ana Isabel Queiroz (IHC – NOVA FCSH)
Sustentabilidade, vulnerabilidade e risco de pobreza, Lígia Pinto (NIPE, UMinho)

14h – 17h15 | Sessão 2 – Fontes e metodologias
Literatura tradicional, Ana Paula Guimarães e Carlos Augusto Ribeiro (IELT – NOVA FCSH)
ICOR – Inquérito às Condições de Vida e Rendimento, Susana Peralta (NOVA SBE)
História oral, Maria Alice Samara e Raquel Henriques (IHC – NOVA FCSH)

Para ficar a conhecer o programa completo, onde constam todas as oficinas e todas as conferências, clique aqui.

Recent Posts