IELT integra o projeto europeu VAST

Estudar a transformação de valores morais no espaço e no tempo e a sua comunicação e perceção por diferentes públicos, analisando as histórias e experiências daqueles expostos a esses valoresé o objetivo do projeto europeu VAST: Values Across Space and Time.

Este projeto, do qual a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH) faz parte, através do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT), é financiado por fundos Europeus através da Comissão Europeia (H2020) e representa um consórcio de vários países, entre eles Grécia, Itália, Portugal, Chipre e Eslovénia. O projeto conta com 3 milhões de euros e terá a duração de 3 anos.

O projeto pretende, através da análise e digitalização de ativos tangíveis e intangíveis (histórias, experiências pessoais, contos populares, contos de fadas, etc.), estudar a transformação dos valores morais no espaço e no tempo. Pretende também investigar coleções existentes de ativos intangíveis, de diferentes lugares e de momentos significativos da cultura/história europeia, para analisar como o significado de valores específicos foi expresso por meio de diferentes narrativas (tragédias gregas, textos de filosofia natural do século XVII, contos populares). Nesse sentido, será dado ênfase a valores que permitem aos cidadãos viver em comunidade, tais como a liberdade, a democracia, a igualdade, a tolerância, o diálogo, a dignidade humana e o Estado de Direito.

Sara Graça da Silva, investigadora do IELT, representa a NOVA FCSH neste consórcio. A sua investigação tem-se debruçado sobre a origem de alguns contos tradicionais, bem como sobre padrões de moralidade presentes nos mesmosusando uma perspetiva evolutiva. Estabeleceu várias colaborações, entre elas com o Centro para a Co-evolução da Biologia e Cultura (Durham, Reino Unido) e o Centro para a História das Emoções (Max Planck, Berlim).

Nos próximos dias 10 e 11 de dezembro decorre online a kick off session deste projeto. Será o primeiro encontro virtual entre todos os membros do consórcio e serão abordadas questões relacionadas com a execução científica, gestão financeira e administrativa e comunicação.

Mais informações a disponibilizar em breve.

Recent Posts