Lançamento “Pelos que andam sobre as águas do mar”

Partindo d’Os Pescadores de Raul Brandão e do trabalho de pesquisa junto das comunidades piscatórias da Nazaré, Setúbal, Sesimbra, Montijo e Portimão, Pelos que andam sobre as águas do mar é um espetáculo de teatro que pretende refletir e homenagear aqueles que fazem e fizeram do mar a sua vida.
 
No dia 30 de setembro, pelas 17h30, no Cinema São Jorge, será o lançamento do livro Pelos que andam sobre as águas do mar: notas de um processo artístico e antropológico que, contrariando a efemeridade do teatro, regista o processo de investigação artística e antropológica realizada. Ao coligir os testemunhos e experiências das várias pessoas  contribui-se para a consolidação de um património coletivo ligado à vivência marítima e piscatória.

A possibilidade de registarmos reflexões de cariz académico, nomeadamente de antropólogos, técnicos de museus e investigadores literários, sobre as múltiplas questões levantadas por este projeto, revela uma excelente oportunidade de atualização e conhecimento sobre o nosso território.
 
Com a presença de Raquel Belchior (produtora), Miguel Jesus (encenador), Vanessa Iglésias Amorim (Centro em Rede de Investigação em Antropologia), Suzana Branco (atriz), Ana Lúcia Palminha (atriz), Vasco Rosa (investigador literário), João Delgado (diretor da Mútua dos Pescadores), Maria Miguel Cardoso (Museu do Trabalho Michel Giacometti) e Luís de Sousa Martins (Instituto de Estudos de Literatura e Tradição).

Mais informações aqui.

Sugestões