LU.GAR.CONTADO recebe 39.000 visitantes

A exposição multimédia LU.GAR.CONTADO, produzida pela Memória Imaterial CRL com a colaboração dos investigadores do IELT Teresa Araújo, Ana Paiva Morais, Paulo Correia e Carlos Augusto Ribeiro, teve um total de 39.045 visitantes entre os dias 18 de maio e 19 de setembro, no Museu Nacional de Arqueologia.

A exposição e as atividades a ela associadas estão agora na Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino em Torres Vedras até 30 de outubro. A exposição estará patente na Biblioteca Municipal de Sobral de 6 a 27 de novembro.

A exposição visa contribuir para o aprofundamento de ações de transferência de conhecimento entre a divulgação do Património Cultural Imaterial, a investigação científica e as artes performativas. Pretende ainda promover a visibilidade de expressões portuguesas de três géneros tradicionais conservadas pela memória coletiva e transmitidas oralmente ao longo do tempo, relacionando-as com as congéneres dispersas pelo mundo e com os repertórios dos atuais atores narradores.

A exposição incide sobre um romance, uma lenda e quatro contos tradicionais através de versões recolhidas por, entre outros eruditos, José Leite de Vasconcelos e, ao longo da última década, gravadas pelo MEMORIAMEDIA. A partir destes registos é evidenciada a presença destas expressões na atual narração oral profissional através de sessões públicas de contos protagonizadas pelos narradores Ana Sofia Paiva, António Fontinha e Cristina Taquelim. Espera-se que a iniciativa contribua para a consciencialização da tradição oral e da relevância destes fundos literários memoriais e para a problematização da sua influência na contemporaneidade.

Mais informações aqui.

Sugestões