Narração Oral Hoje

Encontra-se aberta a chamada para comunicações no âmbito do 2º Colóquio Internacional Narração Oral Hoje: Instrumento, Tradição e Arte, que decorrerá na Universidade do Algarve entre 6 e 7 de setembro de 2012, organizado pelo Centro de Investigação em Artes e Comunicação – CIAC.

Este colóquio pretende estabelecer um espaço próprio de reflexão para esta disciplina, chamando em seu auxilio várias áreas do saber que, de uma forma ou de outra, se têm debruçado sobre o acto de narrar oralmente. Assim, os Estudos de Performance, a Antropologia e os Estudos de Literatura Tradicional, a Psicologia, entre muitas outras, são convidadas a dialogar, procurando respostas a perguntas como:

– Quais as pertinências e eficácias de contar e ouvir histórias? Em que medida nos pode ajudar a aprender, a criar, a curar, a descobrir?
– Que sentido têm hoje os contos e narrativas de tradição oral? Que sentido tem hoje juntarmos-nos para ouvir e contar uns aos outros?
– Quais as especificidades da performance narrativa? Como podemos compreender e analisar o trabalho artístico dos narradores contemporâneos, os seus processos criativos e os seus contextos?

Submissão de propostas:
Resumo da comunicação proposta (máx. 200 palavras), acompanhada de título e nome do proponente
, breve CV (máx. 100 palavras), acompanhado da afiliação institucional e dos contatos do proponente
. as propostas devem enviadas por email para:
 narracaooralhoje@gmail.com. O prazo limite para a submissão é 15 de junho de 2012.

Valores das inscrições:
Público em geral, com apresentação de comunicação: 80 Euros
Estudantes de pós-graduação, com apresentação de comunicação: 50 Euros
Assistência: 50 Euros (sem prazo para formalização, até à abertura do colóquio)
Inscrições formalizadas após 15 de julho: 100 Euros

 

Sugestões