«O Património Cultural dos Oceanos» na Antena 2

História, Biologia, Meio Ambiente, Museologia e Arqueologia são algumas das áreas de conhecimento que vão ser abordadas, ao longo de 13 emissões, no programa O Património Cultural dos Oceanos. A iniciativa, que será emitida pela primeira vez na Antena 2 no dia 5 de outubro às 14h30, resulta de uma parceria estabelecida entre a emissora de rádio e a Cátedra UNESCO “O Património Cultural dos Oceanos”.

A Cátedra UNESCO “O Património Cultural dos Oceanos” é coordenada pelo CHAM — Centro de Humanidades e conta com a parceria das unidades de investigação da NOVA FCSH: IELT – Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, IEM – Instituto de Estudos Medievais e IHC – Instituto de História Contemporânea. Além destes, a Cátedra conta ainda com diversas instituições parceiras, como o OMA – Observatório do Mar dos Açores, a APCM – Associação Para as Ciências do Mar e o IPC – Instituto do Património Cultural de Cabo Verde.

Vão intervir no programa, na qualidade de entrevistados, João Paulo Oliveira e Costa (CHAM), Cristina Brito (CHAM), José António Bettencourt (CHAM), Ana Catarina Garcia (CHAM), Joana Gaspar Freitas (IELT), Hamilton Fernandes (IPC), Maria de Fátima Nunes (IHC), Amélia Andrade (IEM), Carla Alferes Pinto (CHAM), Henrique Cabral (FCUL), Inês Carvalho (APCM), Maria Joana Cruz (OMA) e Márcia Dutra (OMA).

A Cátedra UNESCO «O Património Cultural dos Oceanos», atribuída à Universidade NOVA de Lisboa, foi lançada em 2016 e tem como principais objetivos a investigação, educação e divulgação do património cultural e natural, tangível e intangível, dos oceanos. No espírito de cooperação internacional da UNESCO, a Cátedra é suportada numa rede transatlântica de investigadores que abrangem diferentes setores da sociedade, de forma a aumentar a consciência institucional e pública deste património.