Projetos de investigação apoiados pela Fundação Calouste Gulbenkian

Foram apoiados dois projetos de investigação pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito dos Estudos Avançados nos domínios da Língua e da Cultura Portuguesas.

Um deles é o Escritoras portuguesas no tempo da Ditadura Militar e do Estado Novo que visa integrar a escrita produzida por mulheres dentro do património português, uma vez que tradicionalmente o cânone da literatura portuguesa é essencialmente masculino, mesmo no que diz respeito ao século XX. Para que este objetivo se cumpra o projeto propõe-se catalogar e analisar a produção literária das autoras que publicaram durante a Ditadura Militar e o Estado Novo, elaborando uma base de dados online, de acesso livre. Este projeto é desenvolvido pelo IELT, em parceria com o CICS.NOVA, através da equipa de investigação Faces de Eva, e com o CRILUS (Centre de Recherches Interdisciplinaires sur le monde Lusophone) da Universidade de Paris Nanterre.

Outro é Ruy Cinatti: etnógrafo e poeta que aborda o trabalho de Ruy Cinatti em Timor e a relação entre a sua investigação antropológica e a sua criação artística enquanto poeta. Este projeto foi proposto pelo pólo do IELT na Universidade Aberta em parceria com o Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais e em colaboração com o Programa de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Nacional Timor Lorosa’e.

Informações mais detalhadas em breve.