Acontecendo

Comunidade de Leitores

Fabula Urbis [Lisboa]

30 de Janeiro 2016

Desde Maio de 2010, a livraria Fabula Urbis realizou 48 sessões em torno de livros que têm Lisboa como cenário, no âmbito do projecto do IELT Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental, coordenado pela investigadora Ana Isabel Queiroz.

Os excertos dos livros de que se falou e que descrevem a paisagem de Lisboa estão associados a diferentes locais da cidade e integram a base de dados do projecto.

No dia 30 de Janeiro, às 18h, Manuel Almas vem apresentar-nos uma aplicação informática que concebeu para geo-referenciar esses milhares de excertos e demonstrar as suas funcionalidades, a partir de um computador, de um tablet ou de um telemóvel com acesso à net. Vamos sair da livraria e percorrer as ruas à volta à procura de descrições literárias do bairro da Sé e arredores. Contamos convosco!

Próxima sessão da Comunidade de Leitores de Paisagens Literárias de Lisboatestará uma aplicação que permite visualizar e manipular em computadores fixos e em dispositivos móveis o manancial de informação compilada pelos colaboradores do projecto Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental.