Todas as actividades

Projecto P! Performance na Esfera Pública

Vários espaços, Lisboa

10 a 14 de Abril 2017

Nos 100 anos da conferência futurista de Almada Negreiros, o Projecto P! promove um programa de pensamento crítico e de curadoria a partir da questão: como constrói, recria e participa a performance arte na esfera pública? Este programa inclui a publicação do livro Performance na Esfera Pública (Edições Orfeu Negro), uma conferência internacional e performances.

A ideia é reflectir sobre a performance em Portugal, desde aqueles que entendem ser os momentos fundadores da década de 1910, a do futurismo e dos primeiros anos da República, à actualidade, passando pelas experiências dos anos 60 e 70, centradas na poesia e na música experimentais, e pela abertura e diversidade das décadas de 1990 e 2000, em que as atenções parecem ter-se concentrado na sua articulação com o teatro e, sobretudo, com a dança.

Artistas e conferencistas portugueses e internacionais juntam-se para discutir as relações que este genéro artístico mantém com o público e o privado, com o corpo e a memória, tudo partindo do princípio de que se pode olhar para a sessão de Almada no Teatro República como algo iniciático.

O evento conta com a participação da investigadora Sílvia Laureano Costa.

Programa aqui.