Todas as actividades

Comemorações do Centenário da República Portuguesa

«Rota do Centenário da República»

no Museu do Brinquedo, Sintra

15 de Setembro a 31 de Dezembro 2010

De 15 de Setembro a 31 de Dezembro de 2010 e no âmbito das Comemorações do Centenário da República Portuguesa, o Museu do Brinquedo terá disponível ao público uma actividade intitulada «Rota do Centenário da República».

Público-alvo
Trata-se de uma actividade destinada a crianças/jovens e é gratuita. Estes poderão fazê-la quando enquadrados em grupos (escolares) ou individualmente.

Em que consiste?
Consiste no levantamento (no acto da compra do bilhete do Museu) de um cartão apresentado sob a forma de canudo que se desenrola e assume a forma de tabuleiro. Neste são explicados alguns dados sobre o acontecimento da Implantação da República Portuguesa, o significado da Bandeira (contado como o era há 50 anos) e ainda quais eram os brinquedos dessa época e em que materiais se fabricavam.

O visitante é convidado a situar-se junto ao brinquedo do último Rei de Portugal e percorrer algumas vitrinas assinaladas (12) onde existem brinquedos desse período, contemplá-los e saber um pouco mais, através da leitura da respectiva legenda. Após o percurso da Rota, que se estende pelos 3 pisos do Museu, o visitante pode preencher o esquema de palavras-cruzadas!

Espera-se com esta actividade privilegiar a atenção dos brinquedos do período de 1890-1920, na data da Comemoração da Implantação da República e contribuir para a divulgação e aprendizagem de factos, relativos ao mesmo acontecimento.