Todas as actividades

Bolsa de Investigação

Projecto «Festas do ciclo de Inverno em Trás-os-Montes»

12 a 26 de Novembro 2010

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação, no âmbito do Financiamento Plurianual do IELT atribuído pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, para o Projecto “Festas do ciclo de Inverno em Trás-os-Montes”, nas seguintes condições:
 
1. Duração e Regime de Actividade: a Bolsa tem a duração de três meses e, regime de exclusividade conforme regulamento de formação avançada de recursos humanos da FCT. A Bolsa poderá, eventualmente, ser renovada.
 
2. Objecto de Actividade: Pesquisa bibliográfica e documental, seguida de estadia de terreno de dois meses, incluindo Natal, Ano Novo e Reis, destinada a descrever, cartografar e registar visualmente as festividades do ciclo de Invernona actualidade, num conjunto de povoações de Trás-os-Montes.
 
3. Vagas: 1
 
4. Orientação Científica: Prof.a Doutora Paula Godinho.
 
5. Formação Académica: Mestres em Antropologia e outras Ciências Sociais e Humanas.
 
6. Remuneração: 980 Euros
 
7. Documentos de Candidatura:
Curriculum vitae detalhado com discriminação das classificações obtidas nas disciplinas do respectivo curso, pareceres e certificados; carta de motivação e de disponibilidade para o trabalho a que se candidata, que inclui permanência de dois meses no terreno transmontano e alto-duriense a enviar para: instielt@gmail.com . Todas as candidaturas obterão resposta acusando a recepção dos documentos.
 
8. Método(s) de selecção: análise curricular e carta de motivação. São condições preferenciais a experiência de campo, a realização de trabalhos anteriores de terreno em Trás-os-Montes acerca de festividades do ciclo de Inverno ou de fenómenos de patrimonialização, bem como a existência de publicações e outras formas de divulgação do conhecimento.
 
9. Critérios de selecção e atribuição: avaliação curricular 90% (distribuídos do seguinte modo: classificação na licenciatura 30%; experiência de trabalho acerca de cerimónias do ciclo de Inverno e/ou Trás-os-Montes 50%; publicações e outras formas de divulgação do conhecimento 10%); carta de motivação 10%.
 
10. Indicar data de início e de conclusão do prazo do Concurso: 12 a 26 de Novembro de 2010