Actividades no passado

Acordar na Rua do Mundo: Luiza Neto Jorge - Memória de um Tempo

Bartô - Biblioteca e Centro de Documentação Luíza Neto Jorge, Lisboa

10 de Maio 2017

Decorre no dia 10 de maio, pelas 18h30, no Bartô, uma homenagem à poeta, tradutora e argumentista Luiza Neto Jorge, que faria 78 anos nesse dia.

Para celebrar a data será visionada uma montagem de documentos raros e inéditos pertencentes ao espólio da autora sobre a sua vida e obra (áudio-vídeo, fotografias, desenhos...). Depois seguir-se-ão leituras da sua poesia pela voz de Luís Miguel Cintra, Luís Lima Barreto, Diogo Dória, Dinis Neto Jorge Gomes, Teresa Coutinho, Guilherme Gomes, entre outros. Também existirá um momento de conversa com a presença de alguns companheiros de vida e de poesia, como por exemplo, Vítor Ricardo, Jorge Rodrigues (irmão de Luiza Neto Jorge), António Barahona, Eunice Muñoz, Gastão Cruz, Casimiro de Brito, Luís Manuel Gaspar, Marília Villaverde e Jorge Martins.

Luiza Neto Jorge ajudou a organizar o Bartô, hoje chamado de Biblioteca e Centro de Documentação Luíza Neto Jorge, oferecendo algumas obras que constituem hoje este acervo. A poeta pertence à história da literatura portuguesa e à história do Chapitô e há que relembrar a poesia e contextualizar a sua obra.

A entrada é livre.