Call for papers

Colóquio: Literatura e Ciência, Diálogos Multidisciplinares

Multiusos 2 (Edifício ID), FCSH/NOVA

CFP até 30 de Março 2016

[Cliquez pour obtenir la version française]

Frequentemente olhadas como campos distintos, Literatura e Ciência têm vindo progressivamente a tomar consciência das suas convergências e interseções.

Por seu turno, o diálogo é uma forma textual que tem sido relativamente esquecida pelo cânone literário, e que importa recuperar dado que estes textos, por vezes ainda inéditos, podem trazer-nos informações importantes, passíveis de abordagens multi e interdisciplinares. A sua vocação inicial, de índole filosófica, marcou o caráter especulativo e didático da forma dialogal que, ao longo dos séculos, tem sido usada para veicular questões de índole variada, como satíricas, de crítica social, de atualidade, políticas, artísticas, religiosas, linguísticas, gastronómicas e, como não poderia deixar de ser, científicas.

Mais especificamente, os Diálogos sobre Ciência abordam áreas tão diversas como a matemática, a arte de navegar, a botânica, a geografia, a astronomia ou a medicina. A sua dimensão testemunhal e de atualidade é reveladora do modo como diferentes épocas olharam o Mundo, o valorizaram, o imaginaram e o explicaram.

O grupo de trabalho do projeto Diálogos Portugueses propõe a todos os interessados o debate dos temas apresentados numa reunião científica, a ter lugar na FCSH - Universidade NOVA de Lisboa, nos dias 27 e 28 de junho de 2016.

Pretende-se um debate amplo, como amplos e potencialmente multidisciplinares são os campos abordados pelo género dialógico que se debruça sobre questões de ciência. Assim, serão consideradas duas linhas privilegiadas de abordagem:

1. Os textos dialogais sobre ciência: abordagens históricas, linguísticas, filológicas, científicas, edição textual (problemáticas, potencialidades e realizações)
  2. O imaginário científico em diálogo com a literatura (estruturas, configurações, arquétipos, mentalidades, pensamento complexo, leituras semióticas, ficções e poéticas)

Línguas de comunicação: Português, Francês, Inglês, Espanhol, Italiano.

Inscrição com comunicação:

Até 30 de Abril de 2016 – 60 euros
Após 30 de Abril de 2016 – 70 euros

Inscrição sem comunicação (com certificado de presença):

Até 30 de Abril de 2016 – 20 euros (público em geral); 10 euros (estudantes*)
Após 30 de Abril de 2016 – 30 euros (público em geral);20 euros (estudantes*

*Mediante comprovativo a enviar à organização no acto de inscrição

Mais informações: literaturaciencia2016@gmail.com

Comissão Científica:

Augusto Fitas (CEHFCI-U.Évora)

Helder Godinho (FCSH-UNL)

Henrique Leitão (CIUHCT-FCUL)

Irene Freire Nunes (FCSH-UNL)

Ivo Castro (FLUL)

Maria de Fátima Nunes (CEHFCI-U.Évora)

Organização:

Isabel Barros Dias

Margarida Reffóios

Margarida Santos Alpalhão

Ficha de inscrição

Legenda da imagem:
Wikimedia Commons: Andreas Cellarius Harmonia Macrocosmica, 1660/61

Colloque Littérature et Science: Dialogues Multidisciplinaires

Multiusos 2, bâtiment ID, FCSH/UNL
27 et 28 juin 2016

Fréquemment considérées comme des champs différents, Littérature et Science affirment récemment une prise de conscience de ses convergences et intersections.

D’autre part, le dialogue est une forme textuelle en partie oubliée par le canon littéraire portugais et qui importe de récupérer, puisque ces textes, parfois inédits, peuvent nous apporter des renseignements importants, susceptibles de lectures multidisciplinaires. Sa vocation première, la philosophie, a marqué le caractère spéculatif et didactique de la forme dialogique qui, au cours des siècles, a été utilisée pour traiter des questions et des matières aussi différentes que la satire, la critique sociale, l’actualité, la politique, l’art, la religion, la linguistique, la gastronomie et la science.

Plus spécifiquement, les Dialogues sur les Sciences versent des sujets comme les mathématiques, la navigation, la botanique, la géographie, l’astronomie ou la médecine. Sa dimension de témoin d’une actualité est révélatrice de la façon dont les différentes époques ont vu le Monde, l’ont valorisé, imaginé et expliqué.

Le groupe de travail du projet Dialogues Portuguais propose à tous les chercheurs le débat des thèmes présentés a au cours d’une réunion scientifique qui aura lieu à Lisbonne – Faculté de Sciences Sociales et Humaines, FCSH - Universidade NOVA de Lisboa – le 27 et 28 juin 2016.

Ces questions engagent un débat centré sur le genre dialogique qui cherche à réfléchir sur des thématiques plurielles et multidisciplinaires.

Nous privilégierons, ainsi, deux grands axes de travail:

1. Les textes en dialogue sur la Science: perspectives historiques, linguistiques, philologiques, scientifiques, édition textuelle (problématiques, potentialités et réalisations)
  2. L’imaginaire scientifique en dialogue avec la Littérature (structures, configurations, archétypes, mentalités, pensée complexe, lectures sémiotiques, fictions et poétiques)

Langues de communication: Portugais, Français, Anglais, Espagnol, Italien

Inscription avec communication:

- jusqu’au 30 avril - 60 euros
- après le 30 avril – 70 euros

Inscription sans communication (avec certificat de participation):

- jusqu’au 30 avril – 20 euros (public) 10 euros (étudiants*)
- après le 30 avril – 30 euros (public) 20 euros (étudiants*)

*Selon envoi de document confirmatif à l’organisation

Plus d'informations: literaturaciencia2016@gmail.com