Notícias

Acesso à SCOPUS na FCSH

19 de Setembro 2016

A FCSH passa a disponibilizar a toda a comunidade o acesso gratuito à base de dados SCOPUS.

A SCOPUS é uma base de dados de referências e citações bibliográfica que abrange cerca de 21 mil títulos de mais de 5.000 editoras internacionais. Inclui 5,5 milhões de documentos de conferências, 20 mil revistas científicas revistas por pares (incluindo 2.600 publicações em acesso aberto), 390 publicações comerciais e 370 séries de livros nas áreas científicas das ciências sociais, artes e humanidades, medicina, tecnologia, ciências puras e naturais.

Através da SCOPUS poderá fazer uma pesquisa por assunto, documento, autor ou afiliação e identificar a produção científica de investigadores e instituições; poderá aceder ao texto integral do artigo, caso este esteja em acesso livre ou for subscrito pela FCSH; tem, ainda, a possibilidade de exportar as referências bibliográficas para o Mendeley e EndNote, e ativar os serviços de atualizações através de alertas de email, RSS e HTML feeds.

Com a SCOPUS poderá acompanhar as citações/publicações de um conjunto de documentos ou autores; analisar a produção editorial dos autores e identificar o seu h-index ou avaliar o desempenho de uma revista científica.

No campus da FCSH, o acesso à SCOPUS é direto. A partir de casa ou de outra localização, poderá aceder à SCOPUS com as mesmas permissões de download que teria no campus, através das credenciais da FCSH ID. Para tal, bastará configurar o seu browser para usar o servidor proxy da FCSH e, a seguir, introduzir o Utilizador e Password da FCSH ID.

Informações ou esclarecimentos suplementares podem ser obtidos através biblioteca@fcsh.unl.pt