Notícias passadas

Falcoaria: Vídeo do Memoriamedia integra expo do Museu do Oriente

24 de Novembro 2015

O vídeo do MEMORIAMEDIA Falcoaria integra a exposição “A Arte da Falcoaria de Oriente a Ocidente”, do Museu do Oriente, que traça o percurso histórico desta prática numa iniciativa rara na Europa, pela profundidade e amplitude da abordagem. Realizado por José Barbieri, este vídeo resulta da colaboração da equipa do MEMORIAMEDIA com a Associação Portuguesa de Falcoaria e com a Cátedra Unesco para o PCI da Universidade de Évora.

Elevada a Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2010, a falcoaria é uma modalidade de caça praticada em Portugal desde o séc. XII e assinalada no território desde a fundação da nacionalidade. Praticada por homens e mulheres um pouco por todo o país, a sua prática manteve-se, em grande parte, inalterada ao longo dos séculos. Ainda hoje os falcoeiros utilizam técnicas, nomenclatura e materiais que distinguem esta prática ancestral. O respeito pela ave de presa, pela presa e pela Natureza são fundamentos de cada falcoeiro. A beleza do lance de caça é o valor máximo da falcoaria.

Até 6 de Março de 2016
Horário: 3.ª a domingo das 10h às 18h30; sextas das 10h às 22h, gratuito a partir das 18h

A arte do treino e caça com falcões é apresentada em seis núcleos, integrando 180 objectos e obras de arte, alguns dos quais nunca antes expostos ao público. Trata-se de pinturas, gravuras, esculturas, têxteis, azulejos e equipamentos, bem como fotografias e vídeos, provenientes de museus, fundações e coleccionadores privados.