Publicações

Literatura Oral e Ecologia do Imaginário

Autores
Gabriel Janer Manila
Editor
Apenas Livros (2007)
ISBN
9789896181116

Palavra de Contador

Autores
Nicolás Buenaventura Vidal
Editor
Apenas Livros (2007)
ISBN
9789896181338

Vivos no Meio do Vivo:

3º Colóquio Internacional Maria Gabriela Llansol

Autores
AAVV
Editor
Espaço Llansol (2007)
Sinopse

A presente obra é o resultado das comunicações do 3º Colóquio Internacional: Vivos no Meio do Vivo, do qual resultaram os seguintes folhetos: "Em busca da troca verdadeira", "Quem somos? Quem nos chama?", "Cem memórias de paisagem", "Um fio de voz", "A imagem repentinamente sabe", "Recriar as densidades e os materiais", "O mesmo vestido, lido de outro modo".

Manda adiante:

Valsas mandadas na Serra de Grândola

Autores
Tiago Pereira (Realização)
Editor
Pédexumbo (2007)
DVD

A Boneca Palmira

Autores
Matilde Rosa Araújo
Editor
Edições Eterogémeas / IELT (2007)
ISBN
9789729924378
Ilustração
Gémeo Luís
Sinopse

Os brinquedos que não servem para brincar brincam sozinhos. A boneca Palmira foi assim imaginada, e assim é contada, por quem sabe sonhar a poesia nos sonhos de quem a lê: Matilde Rosa Araújo ou, noutro nome, quem nos habituou a ser crianças para sempre. O ilustrador leu-a e ilustrou-a de forma peculiar: deixou-nos primeiro a sós com o texto, com as subtilezas poéticas da autora, com as nossas imagens. E só depois nos deu as suas, numa narrativa visual que nos estende o imaginário, numa exaltação de sentidos e de leituras. Sabendo orquestrar o sóbrio e o festivo, Gémeo Luís propõe-nos um novo entendimento do álbum para a infância.

ELO - Estudos de Literatura Oral (nº 13-14)

Autores
Vários
Editor
CEAO (2007)
Ilustração
Eduardo Pinto
Sinopse

A revista anual Estudos de Literatura Oral (ELO), publicada pelo CEAO desde 1995, é um ponto de confluências de vária ordem e tem-se vindo a afirmar junto da comunidade de folcloristas doutros países. As línguas aceites são, além de português, o inglês, o espanhol, o catalão, o francês e o italiano. Todos os artigos têm um resumo em português e em inglês.

Violência e Euro 2004:

A centralidade do futebol na cultura popular

Autores
Pedro Sousa de Almeida
Editor
Edições Colibri / IELT (2006)
ISBN
9727726437
Prefácio
Teresa Sousa de Almeida
Ilustração
Ricardo Moita
Inclui cartaz "Uma bola verdadeira" de Luísa Rebelo
Sinopse

Partindo de uma investigação empírica realizada no decorrer do Euro 2004 em Portugal, este livro aborda o tema da transnacionalização da cultura e do espectáculo na relação entre futebol e a performance da violência, protagonizada por adeptos adversários.

Meia bola:

Entrevista do repórter X

Autores
Manuela de Barros Ferreira
Editor
Edições Eterogémeas / IELT (2006)
ISBN
9789729924361
Prefácio
Emílio Remelhe
Ilustração
André Carvalho

Comidas e práticas do sistema alimentar da região do Fundão

Autores
Vasco Valadares Teixeira
Editor
Edições Colibri / IELT (2006)
ISBN
9789727725823
Prefácio
Pedro Prista
Ilustração
Ricardo Moita
Sinopse

Num olhar antropológico à complexidade do fenómeno da alimentação, procura-se entender, nos contornos de um sistema alimentar, os aspectos que lhe definem a cozinha como processo de transformação de "elementos alimentares eleitos" em "comidas de eleição" e, portanto, também como técnica que expressa um saber específico definido em critérios, procedimentos operatórios e modos comportamentais, cujos preceitos e valores relacionem a sua classificação à ordem e à hierarquia em que se institucionalizam as instituições sociais.

Provérbios segundo José Saramago

Autores
Helena Vaz Duarte
Editor
Edições Colibri / IELT (2006)
ISBN
9789727726646
Prefácio
Isabel Pires Lima
Ilustração
Ricardo Moita
Sinopse

Como é sabido, o universo romanesco de José Saramago é atravessado por um tom sentencioso da forte preferência do narrador, o qual é frequentemente acomodado pelo recurso ao provérbio. Natural portanto o aparecimento no campo da vasta literatura crítica sobre o autor de um estudo como este que Helena Vaz Duarte aqui nos propõe. Natural, necessário e, como o leitor verá, ao mesmo tempo surpreendente, se atentarmos no manancial de informação que os anexos facultam. Com efeito, o estudo ora publicado, se não tivesse outros méritos, e tem-nos abundantes, teria desde logo o de ter fixado nos referidos anexos um valiosíssimo trabalho de levantamento tipológico da forte presença de provérbios na obra romanesca de José Saramago.

Provérbios Repenteados

Autores
3ZA ÉME
Editor
Edições Eterogémeas (2006)
ISBN
9729924333
Prefácio
José António Gomes
Ilustração
Emílio Remelhe

Plantas e Saberes:

No limiar da Etnobotânica em Portugal

Autores
Amélia Frazão-Moreira e Manuel Miranda Fernandes (org.)
Editor
Edições Colibri / IELT (2006)
ISBN
9727726453
Sinopse

"No limiar da Etnobotânica", apresenta contributos diversos e multifacetados, que darão ao leitor um conjunto de elementos base para o entendimento do fascinante mundo que une os saberes populares ao universo das plantas. Afinal, a Etnobotânica aborda o modo como um grupo social, de acordo com a sua cultura, o seu sistema de conhecimento e cognição, usa e pensa as plantas.

Elogio da Ginja

Autores
Paulo Moreiras
Editor
QuidNovi / IELT (2006)
ISBN
9789728998158
Prefácio
José Marques da Cruz
Ilustração
Paulo Cunha (Fotografia)
Sinopse

No Elogio da Ginja é traçado um percurso histórico da ginja e explica como ela entrou nos nossos hábitos alimentares, sociais e boémios. Estes são os principais tópicos profusamente ilustrado com imagens das tasquinhas que, por esse país fora, comercializam a nossa ginja. O autor procede também a uma recolha fascinante dos autores portugueses que utilizaram as várias acepções do vocábulo «ginja» na sua obra, uma maneira de mostrar aos mais cépticos a grande importância da ginja na nossa literatura. E, para terminar, executam-se passo a passo receitas de culinária onde a ginja é elemento fundamental. Para os que gostam, pois, de comer e beber a nossa ginja.

Canções que já não existem

Autores
Clara Pinto Correia
Editor
Quasi Edições (2006)
ISBN
9789895520954
Ilustração
José Pedro Sousa Dias (Fotografia)
Sinopse

A terra é o território pessoal de Clara Pinto Correia descrito em poemas. Canções, viagens, memórias, escrita simples, diferente de tudo que a autora publica. As fotos de José Pedro Sousa Dias ajudam a recordar estas Canções Que Já Não Existem. Bom para desencadear memórias de quando as férias eram mesmo grandes.

Ssschlep

Autores
Eugénio Roda
Editor
Edições Eterogémeas (2006)
ISBN
9789729924354
Ilustração
Gémeo Luís
Sinopse

Ssschlep quando a boca sorve a sopa da colher.  Este é o momento glorioso em que o esforço é recompensado: quando a criança come finalmente a sopa. O livro tenta, página a página, alcançar o sucesso de realizar a onomatopeia. A dupla Eugénio Roda (texto) e Gémeo Luís (ilustração) funciona como poucas no panorama nacional. Busca e encontra matéria para desconstruir, mostrando as suas partes em interacção. Palavra e imagem não se tornam impossíveis de alcançar. Pelo contrário, é muitas vezes o (re)encontro com o mais simples que torna palavras, frases, figuras, movimentos, autênticos momentos poéticos.

Fragmentos, Memórias, Incisões:

Novos contributos para pensar a arqueologia como um domínio da cultura

Autores
Vítor Oliveira Jorge
Editor
Edições Colibri / IELT (2006)
ISBN
9789727726578
Ilustração
Ricardo Moita
Sinopse

Este livro divide-se segundo o autor, na forma mais contemporânea de contar, por email - em três secções, ou, segundo uma metáfora musical, três "andamentos": um primeiro sobre temas ou tópicos mais pontuais de pesquisa, designado "fragmentos". Uma segunda secção é um "intermezzo" memorialista - um balanço e uma tentativa de auto definição, o que corresponde sempre a uma necessidade de cartografia de trajectos próprios, de auto posicionamento num contexto. Finalmente, a terceira parte do livro ("incisões") tem a ver com o desejo, já presente nas secções anteriores, mas aqui mais explícito, de compreender o mundo em que o arqueólogo está imerso, de o interpelar, de estabelecer "pontes" com outros saberes, na sequência, aliás, da atitude assumida noutros livros do autor.

Provérbios Europeus / European Proverbs / Eurooppalaisia sananlaskuja

Autores
Rui João Baptista Soares
Editor
Opuscula Instituti Ibero-Americani / IELT (2006)
ISBN
9521035021
Sinopse

A presente obra faculta a captação de vários provérbios europeus, traduzidos em português, inglês e finlandês.

António Ramos Rosa, um poeta in Fabula

Autores
Paula Cristina Costa
Editor
Quasi Edições (2006)
ISBN
9789895521593
Sinopse

Este estudo sobre a obra de António Ramos Rosa procura pensar e desenvolver o conceito de poesia como fábula proposto ao longo de toda a obra do poeta de O Grito Claro, nas suas múltiplas vertentes: quer na cumplicidade com o mito enquanto voz das origens de um paraíso perdido, que na relação com o Aberto, tal como Rike o propõe, quer sobretudo entendida como alteridade/espaço de diálogo com outros poetas, não apenas de língua portuguesa, mas também francófonos, espanhoís e hispno-americanos.

Tocadores Portugal-Brasil:

Sons em movimento

Autores
Lia Marchi
Editor
Olaria Projetos de Arte e Educação (2006)
ISBN
8589124029
Prefácio
Domingos Morais
Ilustração
Zig Koch (Fotografia)
Sinopse

Tocadores Portugal — Brasil: sons em movimento, é resultado de pesquisa de campo realizada em Portugal e no Brasil e aborda relações da música tradicional dos dois países. Com 128 páginas e 180 imagens, mostra instrumentos populares, a festa do Divino Espírito Santo nos dois países e apresenta um guia sonoro, bibliográfico e de websites com 170 tópicos indicando fontes de pesquisa facilitando ao leitor o acesso a materiais sobre o tema.

B. I. da Serpente

Autores
Maria Teresa Meireles
Editor
Apenas Livros (2006)
ISBN
9789728777081

B. I. do Pão

Autores
Marta Linel
Editor
Apenas Livros (2006)
ISBN
9789728777787

Literatura de Cordel Portuguesa:

história, teoria e interpretação

Autores
Carlos Nogueira
Editor
Apenas Livros (2006)
ISBN
9789728777128

Sobre a Oração Popular Tradicional

Autores
Carlos Nogueira
Editor
Apenas Livros (2006)
ISBN
9789896180478

B. I. do Azeite e da Azeitona

Autores
Ricardo Marques
Editor
Apenas Livros (2006)
ISBN
9789896180430

B. I. do Carneiro

Autores
Ana Paiva Morais
Editor
Apenas Livros (2006)
ISBN
9789896180546

Aspectos do ex-voto pictórico português

Autores
Carlos Nogueira
Editor
Apenas Livros (2006)
ISBN
9789896180553

Ofício das Trevas

Autores
Maria Estela Guedes
Editor
Apenas Livros (2006)
ISBN
9789896180539

A Certidão das Histórias

Autores
Nuno Júdice
Editor
Apenas Livros (2006)
ISBN
9789896180560

Cantigas Paralelísticas na Tradição Oral Portuguesa.

Trás-os-Montes: cantigas das mondas, das malhas, das trilhas; Algarve: os vilancetes glosados dos foliões das festas do Espírito Santo de Marmelos; Açores: Estruturas paralelísticas nos cantos dos foliões das festas do Espírito Santo

Autores
Maria Aliete Galhoz
Editor
Apenas Livros (2006)
ISBN
9789896180713

Estórias de Entredentes e Entrelhinhas

Autores
Joaninha Duarte
Editor
Apenas Livros (2006)
ISBN
9789896180725

B. I. do Exu e da Pombagira

Autores
Bruno Barba
Editor
Apenas Livros (2006)
ISBN
9789896180690

Más Mulheres, Boas Meninas

Personagens femininas dos contos tradicionais portugueses

Autores
Ana Maria Freitas
Editor
Apenas Livros (2006)
ISBN
9789896180638

Fadas, Mouras, Bruxas e Feiticeiras

Autores
Maria Teresa Meireles
Editor
Apenas Livros (2006)
ISBN
9789896180645

Ao volante: ficcionar veículo, coração e corpo

Autores
Ana Paula Guimarães, Carlos Augusto Ribeiro e Carlos Oliveira Santos
Editor
Apenas Livros (2006)
ISBN
9789896180812

A Palavra e os seus Ecos

Autores
Maria Teresa Meireles
Editor
Apenas Livros (2006)
ISBN
9789896180829

Terras de Idanha:

Uma paisagem sonora

Autores
César Viana e Pedro Rego (recolha) e Pedro Rego (Transcrição dos textos)
Editor
bajja records (2006)
CD

Não sou daqui

Autores
Amélia Muge
Editor
Vachier & Associados (2006)
Ilustração
Amélia Muge, Luísa Ferreira (Capa) e Cristiana Serejo (Design)
CD

A brincar... a brincar. Os brinquedos populares de Montemor-o-Novo

Autores
Marjoke Krom
Editor
Apenas Livros (2006)
ISBN
9789896180676

Uma bola verdadeira

Autores
Luísa Rebelo
Editor
Edições Colibri / IELT (2006)
Ilustração
Gémeo Luís

Passinhos de Nossa Senhora

Autores
Fernanda Frazão
Editor
Apenas Livros (2006)
ISBN
9789896180621
Ilustração
Fernando Felgueiras
Sinopse

Perdem-se na noite dos tempos as muitas notícias de aparecimentos de Nossa Senhora. Este trabalho reúne uma parte muito significativa do lendário dessa Senhora que protege Portugal desde sempre, desde muito antes da refundação de Afonso Henriques, desde o tempo em que era a Grande Deusa, a Deusa-Mãe.

A Aranha e o Pescador: Malhas de duas Redes.

Uma análise do motivo rede nos contos tradicionais portugueses

Autores
Ana Maria Freitas
Editor
Apenas Livros / IELT (2005)
ISBN
9896180164
Sinopse

Tese de mestrado em "Literatura Tradicional e Oral" apresentada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a autora seguiu o percurso de um motivo - os fios cruzados de teia ou rede - num conjunto de contos portugueses, para tentar construir, a partir desse elemento narrativo menor, uma linha de interpretação. Se a teia surge declaradamente num grupo de contos e em grande parte da narrativa tradicional, já a rede, na sua forma de utensílio de pesca, surge com menos frequência do que poderíamos pensar. A rede e a teia, duas formas de entrelaçar os fios, uma do mar e outra da terra, uma masculina e outra feminina, acumulam em si as categorias de utensílios e de objectos simbólicos, e os domínios concreto e metafórico.

Heróis em Revista (1916-1926):

Leitura de uma época através dos periódicos de interesse literário

Autores
Elisabete Correia Rodrigues
Editor
Edições Colibri / IELT (2005)
ISBN
9789727725625
Prefácio
Fátima Freitas Morna
Ilustração
Ricardo Moita
Sinopse

Este livro visa radiografar uma época a partir não das atitudes vanguardistas que a consagraram mas a partir de modos tradicionais, feições ocultas nunca consideradas pelas Histórias preocupadas com o grande, o inovador, o singular. Assim, pretende-se fornecer elementos para a construção de um (talvez novo) mapa do século XX não passando apenas por aquilo que foi recebido como novo mas integrando as raízes tradicionais, populares, de tradição oral, frequentemente conservadoras de estereótipos e lugares comuns.

Pontes e Fronteiras:

Da Literatura Tradicional à Literatura Contemporânea

Autores
Maria da Natividade Carvalho Pires
Editor
Editorial Caminho (2005)
ISBN
9789722116763
Prefácio
Maria da Natividade Carvalho Pires
Sinopse

Cada vez mais os indivíduos da sociedade contemporânea, dividida entre a fragmentação e a globalização, precisam redescobrir as suas raízes e retomá-las de forma não passadista, mas sim renovadora e criativa. Esta obra o enfoque é a Literatura para a Infância e Juventude, como "pedra-de-toque" da renovação da Literatura Tradicional. O estudo de diferentes percursos do texto tradicional, conduzindo a diversas reelaborações na literatura contemporânea, levou a autora a analisar as obras de escritores muito distintos. Questões globais de interpenetração entre Oralidade e Escrita e entre memória colectiva e criação individual, fizeram-na caminhar, entre outros, por Almeida Garrett, José Régio, José Gomes Ferreira, António Torrado e Alice Vieira, os mais destacados, sendo os seus textos analisados em confronto com um alargado corpus de contos tradicionais, o que permite verificar as potencialidades significativas destes últimos ao nível ideológico, didáctico, lúdico e simbólico.

A Viagem das Palavras:

Estudo sobre poesia

Autores
Nuno Júdice
Editor
Edições Colibri / IELT (2005)
ISBN
9789727725562
Ilustração
Ricardo Moita
Sinopse

Neste livro há uma procura da dimensão criativa da nossa Poesia, que faz dela um espaço indispensável à expressão de uma cultura portuguesa que se define sobre os vectores nacional, em que a Língua ocupa um centro essencial, e cosmopolita, sobretudo europeu, contribuindo para a construção de uma imagem nossa a partir desse fundo tradicional, imprescindível para nos definir de forma original, mas igualmente inovador e vanguardista, reactualizando em cada momento o que a Tradição nos legou.

A Partilha da Palavra nos Contos Tradicionais

Autores
Maria Teresa Meireles
Editor
Apenas Livros / IELT (2005)
ISBN
9896180172
Ilustração
Fernando Felgueiras (capa)
Sinopse

Tese de doutoramento em Literatura Tradicional e Oral" apresentada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. "Trata-se sobretudo de uma visão pessoal do uso da palavra nos contos e, como tal, partimos essencialmente dos contos não para os teorizar ou sobre eles aplicar teorias alheias, mas antes para os estudar e neles procurar uma outra visão daquilo que existe de um modo subjacente, transversal e nem sempre perceptível a uma primeira e descuidada leitura. O trabalho, que agora apresentamos, parte de uma demanda da palavra ouvida, escutada, dita, partilhada ou ocultada nos contos entre personagens, mas também entre contador e ouvinte - no fundo, aquilo que o Imaginário Popular entende, aceita e perpetua sobre a palavra e o(s) seu(s) eco(s). Ao longo do estudo..., a Palavra irá contemplar-se, numa espécie de auto-reflexão ou de auto-reflexo narcísico".

Os Dez Mandamentos dos Contos

Autores
Maria Teresa Meireles, Ana Maria Freitas
Editor
Apenas Livros / IELT (2005)
ISBN
9789896180188
Ilustração
Fernando Felgueiras (capa)
Sinopse

O universo mágico dos contos tradicionais, em especial os maravilhosos, parece mover-se de acordo com regras imutáveis, estabelecidas não se sabe por quem, diferentes daquelas que nos regem, mas consensualmente aceites pelos contadores e seus ouvintes. Género mutável ao sabor das épocas e das regiões geográficas, revela no entanto estabilidade no conjunto de normas que o regula.

Os contos possuem poder catárctico, recebem as mensagens subliminares da comunidade humana e reproduzem-na sob formas codificadas. Campo de batalha do inconsciente e dos arquétipos, segundo uns, restos de mitologias, segundo outros, um pouco de ambos talvez, os contos tradicionais, apesar de aparentemente incoerentes ou repressivos, regulam-se por mandamentos próprios e enviam mensagens por vezes subversivas, formas de pensar a vida, de criar estratégias e de sobreviver.

Provérbios sobre Plantas

Autores
Ana Eleonora Borges
Editor
Apenas Livros / IELT (2005)
ISBN
9789896180157
Ilustração
Fernando Felgueiras (capa)
Sinopse

Os provérbios contidos nesta obra foram recolhidos directamente junto das populações da freguesia da Gavieira, na serra da Peneda, e dos concelhos de Reguengos de Monsaraz, Mourão, Moura, Serpa e Barrancos, no Alentejo, no âmbito de um trabalho de Etnobotânica.

A Arca da Memória:

Recolha do Património Oral do Concelho de Pombal

Autores
AAVV
Editor
Município de Pombal / IELT (2005)
ISBN
9729965927
Prefácio
Teresa Araújo
Sinopse

A Arca da Memória trata-se de um projecto de recolha de tradição oral do concelho de Pombal. Nesta recolha estiveram envolvidas lares e instituições particulares de solidariedade social, que acolheram este projecto, e foram a fonte principal de informação. Aderiram e partilharam memorias e vivências, e desses testemunhos resultou a seguinte obra, onde podemos encontrar adivinhas, orações, cantigas, romances, fábulas, provérbios etc.

Estórias do Sul

Autores
Teresa Rita Lopes
Editor
Edições Colibri (2005)
ISBN
9789727725793
Ilustração
Ricardo Moita
Sinopse

Compilação de pequenas histórias duma autora com vasta obra publicada entre Ficção, Poesia e Ensaio.

Manuel Alegre:

Mito, Memória e Utopia

Autores
Mário César Lugarinho
Editor
Edições Colibri / IELT (2005)
ISBN
9727725977
Prefácio
Nuno Júdice
Ilustração
Ricardo Moita
Sinopse

Um estudo fundamental sobre a poesia de Manuel Alegre, onde é posto em relevo o papel que a tradição, joga no tabuleiro complexo de uma obra que tem, como um dos seus grandes sujeitos, a memória colectiva.