Dicionário de autores no Brasil Colonial

Ilustração
Ricardo Moita
Sinopse

A análise da produção literária realizada no Brasil ou por brasileiros durante o período colonial mostra um natural enquadramento na literatura portuguesa, mas, progressivamente, vão surgindo obras em que os temas abrangem a realidade brasileira na sua especificidade, dando lugar ao denominado conceito de nativismo ou brasilidade. Nesta envolvente, é perfeitamente aceitável uma visão distinta sobre a componente cultural produzida na colónia ou por seus naturais que, embora sem um estatuto de autonomia, não deixa de apresentar características particulares. Em termos cronológicos, o percurso inicia-se em 1500 com a narração da viagem e da descoberta de um novo território, feita por Pêro Vaz de Caminha, na Carta a El-Rei Dom Manoel sobre o achamento do Brasil, verdadeira certidão de nascimento do país, e culmina nos finais de 1825, quando o padre Inácio José de Macedo, um autêntico luso-brasileiro, proferiu a Oração Gratulatoria, na celebração solene do reconhecimento por parte de Portugal da independência da sua antiga colónia.

Cuidar da Criação:

Galinhas, galos, frangos e pintos na tradição popular portuguesa

Apenas Livros (2002)
Prefácio
José Augusto Mourão
Ilustração
Carlos Augusto Ribeiro, Fernando Felgueiras, Danuta Wojciechowska
Sinopse

A relação capoeira/mundo dos humanos analisada através dos provérbios, das adivinhas e das anedotas, dos cantos e dos contos da tradição popular portuguesa referentes a galinhas, galos, frangos e pintos. Trabalho premiado com "Menção Honrosa" no concurso da ONG do Conselho Consultivo da Comissão para a igualdade e para os Direitos das Mulheres. Profusamente ilustrado com obras de pintores e de ilustradores portugueses.

Um Balde de Água Fria. Episódios de Vida e de Conto

Apenas Livros (2002)

Nós de Vozes:

Acerca da Tradição Popular Portuguesa

Edições Colibri (2000)
Sinopse

Construídos ao longo de catorze anos (1985-1999), estes textos acerca da tradição popular portuguesa editam-se agora em uníssono mantendo a circunstancialidade do tom em sequência não cronológica esclarecida ou indicada pelos seguintes verbos: Nomear, proteger; embalar, namorar; desvendar; ligar; vender, trocar; compor à margem; escrever do mar; (...) (do Índice). Longe que estamos do tempo das orações e dos ensalmos, das rezas e das ladainhas, sobrevivem em nós superstições, vestígios de um mundo que nos liga e que nos passa, hoje e a nós, despercebido. (...). À maneira dos feiticeiros de uma ilha do Pacífico lancemos a rede de corda grossa com nós de diferentes dimensões para apanhar nessa armadilha a alma de textos maiores ou menores (Ana Paula Guimarães).

Viagens do Diabo em Portugal

Fernanda Frazão
Apenas Livros (2000)
Sinopse

Antologia portuguesa de contos tradicionais e lendas referentes ao Diabo. O capítulo final encerra um Bilhete de Identidade do Zarapelho, da autoria de Ana Paula Guimarães, Directora do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Inclui 16 páginas com representações diversas do Diabo, entre as quais se destaca uma caricatura inédita - cabeçalho de jornal humorístico português do século XIX - com muita semelhança com Eça de Queiroz.

Abecedoria do Coração

Ana Paula Guimarães e António Goetze Piano
Vega (1994)
Sinopse

Uma obra invulgar, que traça um paralelismo entre quadras portuguesas (sentenciosas, irónicas, líricas) e caligrafias chinesas (i.e., juízos em chinês devidamente traduzidos).