Revistas em acesso aberto

Encontram-se disponíveis em acesso aberto, no site do projeto do IELT Modernismo: Arquivo Virtual da Geração de Orpheu, cerca de uma dezena de revistas literárias e artísticas do Modernismo Português (o acervo será composto por 30 revistas no final da investigação levada a cabo pelo investigador do IELT Ricardo Marques), assim como a edição digital de textos de Fernando Pessoa.

Através da disponibilização das revistas literárias e artísticas do Modernismo Português partilham-se materiais de grande importância, que funcionaram como panfleto e centro difusor do movimento modernista numa primeira fase do Modernismo Português. As balizas temporais aplicadas são as de 1910-1927, uma vez que foi entre estas duas datas que o Modernismo Português se afirmou nos seus fundamentos. É o chamado “Primeiro Modernismo Português”. 

No mesmo site encontramos também a edição digital de textos de Fernando Pessoa, compostos por o conjunto de escritos de teorização poética que se encontram no espólio do autor português à guarda da Biblioteca Nacional de Portugal (com a cota E3). Todos os fac-símiles são acompanhado de uma transcrição paleográfica e de uma lição crítica. 

Pretende-se assim que o site do projeto Modernismo: Arquivo Virtual da Geração de Orpheu seja uma fonte de consulta para todos os estudiosos e investigadores do Modernismo Português e europeu, bem como curiosos ou interessados em ler estas revistas, espelho fiel e inequívoco de uma época. 

Sugestões