Skip to content

O IELT – Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (FCSH) desenvolve o projeto LITESCAPE.PT – Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental, em parceria com o IHC – Instituto de História Contemporânea (FCSH), a Fabula Urbis e a Fundação Eça de Queiroz. Este projeto está integrado no eixo de investigação «Espacialidades da literatura, artes e cultura». LITESCAPE.PT é um projeto de investigação interdisciplinar, com uma forte componente de divulgação e apoio à decisão. Pretende (1) ligar a literatura ao território, potenciando a recíproca valorização das obras literárias e das paisagens nelas representadas; (2) contribuir para o conhecimento do património natural e cultural, elementos-chave das identidades locais e regionais; (3) concorrer para a literacia ambiental, sobretudo no âmbito dos padrões e processos ecológicos associados às paisagens atuais; (4) ajudar a implementar a Convenção Europeia da Paisagem, nomeadamente na definição dos objetivos de qualidade paisagística a preservar e a valorizar. LITESCAPE.PT é um projeto coletivo e cooperativo que resulta do trabalho de leitura de obras literárias de escritores dos séculos XIX e XX. Excertos selecionados são referenciados a uma unidade territorial. A unidade mínima de referenciação geográfica é o NUTIII – nível III da Nomenclatura de Unidades Territoriais, registando-se o concelho, freguesia ou local, quando possível.Podem ser produzidos mapas a partir de obras, escritores, ou diretamente associados às paisagens literárias descritas nos excertos.

LITESCAPE.PT desenvolve-se em torno de três componentes:

Compilação: leitura de obras literárias, seleção de excertos, classificação de acordo com um conjunto de descritores geográficos e de paisagem, e registo numa base de dados partilhada por todos os membros da equipa de projeto;
Investigação: análise e crítica literária no contexto da valorização dos elementos naturais e culturais que compõem as paisagens, suportada pela compilação; integração do material literário com o de fontes documentais, cartográficas, artísticas, etc.
Divulgação: elaboração de artigos científicos, livros e textos de divulgação dos resultados produzidos; organização e participação em sessões públicas, colóquios, seminários e conferências; prevê-se a disponibilização do trabalho de compilação, através de um website interativo, baseado no mapa do território.

Ficheiros: