Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental

Colóquio

31 de Outubro de 2012, Auditório 1, Torre B da FCSH/UNL

A ligação entre território e literatura é o tema deste encontro, que terá como eixos de análise as paisagens representadas nas obras de Manuel Vaz de Carvalho, Bento da Cruz e A.M. Pires Cabral e as temáticas regionais e ambientais por elas suscitadas.

Partindo de depoimentos dos escritores e de conterrâneos, de imagens recolhidas nas magníficas paisagens transmontanas - em Vila Real, Macedo de Cavaleiros e Montalegre - e dos textos literários, esta iniciativa enquadrada pelos projectos LITESCAPE.PT - Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental e Memoriamedia, propõe-se valorizar a paisagem e as experiências da paisagem enquanto processos de transformação dos elementos naturais e culturais.

Investigadores intervenientes: Ana Lavrador, Isabel Alves, José Barbieri e Margarida Lopes Fernandes
Painel de convidados: Henriqueta Gonçalves (UTAD, Literatura), Amélia Frazão Moreira (FCSH, Antropologia), Francisco Álvares (CIBIO, Ecologia) e António Chaves.

Comunicações e instalações-video (José Barbieri/Memoriamedia)

  • "Eu sou um fragão da serra", Manuel Vaz de Carvalho, por Ana Lavrador.
  • Paisagens, gentes e bichos: o Barroso de Bento da Cruz, por Margarida Lopes Fernandes.
  • Paisagens de pedra e água na poesia de A.M. Pires Cabral, por Isabel Alves.
IELT - Instituto de Estudos de Literatura Tradicional - FCSH/UNLIHC - Instituto de História ContemporâneaFabula Urbis. Livraria - Galeria - EditoraFEQ - Fundação Eça de QueirozEGEAC - Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação CulturalFCSH - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - UNLFCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
© 2017 Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental - IELT. Todos os direitos reservados.