A Matemática dos nossos avós

No âmbito do Ano da Matemática do Planeta Terra, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e o Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa promovem o projecto A matemática dos nossos avós, a desenvolver em países de língua oficial portuguesa.

Este projecto consiste na recolha de conhecimento tradicional relacionado com a matemática que se encontra nas formas geométricas que se encontram em cestaria, rendas, bordados, decorações de casas, calçada portuguesa, ou que está envolvida na construção tradicional de casas, pontes, ferramentas ou embarcações. O projecto pretende ainda identificar unidades de medida já em desuso mas que se podem recuperar e relacionar com as actuais, bem como identificar conhecimentos empíricos usados na forma de dividir terrenos agrícolas, ou de medir o tempo e o espaço. Pretende-se também recolher textos em forma de provérbio, adivinha ou lengalenga, desde que sejam de raiz popular e estejam relacionados com formas de contar ou medir.

As duas instituições esperam poder contar com a colaboração de parceiros neste projecto, de modo a poder chegar o mais perto possível de pequenas comunidades rurais, onde este conhecimento ainda não se tenha perdido. Instituições ou associações que pretendam ser parceiros neste projecto podem escrever-nos para mpt2013@mat.uc.pt.