A Mesa e a Festa

Depois das edições anteriores dos Colóquios de Primavera DIAITA “A Mesa e as Artes”, “A Mesa e o Poder” e “Mesa, Cerimónias e Rituais”, continuando na senda do estudo cultural da alimentação, chega-nos o encontro A Mesa e a Festa. O evento decorrerá nos dias 9 e 10 de maio e será acolhido pelo Museu Nacional de Arte Antiga.

O programa continuará a pautar-se por uma coerência na transdisciplinaridade. Através de materialidades, fontes literárias, artísticas (música, pintura, ourivesaria e porcelana) e históricas, são revelados os modos como a mesa se tem desdobrado em cenário de celebração, em particular no Ocidente. Participam investigadores portugueses e estrangeiros das esferas museológica e académica. Para a conferência inaugural estará presente o reputado especialista em história cultural da alimentação Massimo Montanari. 

Programa completo aqui.

Inscrições:
25€ – Público em geral;
12,50€ – Estudantes (mediante apresentação de cartão de estudante), GAPNA (Grupo de Amigos do PNA), GAMNAA (Grupo de Amigos do MNAA) e membros da DGPC;
Desempregados – Gratuito (mediamente apresentação do comprovativo do Centro de Emprego).

As inscrições devem ser feitas através do e-mail inscricoes.amesaeafesta@fcsh.unl.pt, para onde deverá ser enviada esta ficha de inscrição devidamente preenchida.

Este encontro é uma realização conjunta do projeto DIAITA: Património Alimentar da Lusofonia, do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, do Museu Nacional de Arte Antiga, do Palácio Nacional da Ajuda e do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos. O encontro conta ainda com o apoio da Companhia Portugueza do Chá, da empresa de restauração SHJL do MNNA, e ainda com a generosa participação do grupo Coral do Tribunal de Contas na sessão de encerramento.

 

Sugestões