Atlas das Paisagens Literárias no Diário de Notícias

O projeto do Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental mereceu novamente destaque, desta vez no jornal Diário de Notícias.

De acordo com Sandra Gonçalves, autora do artigo, o projeto pretende “Perceber a evolução histórica das paisagens no território continental português através de excertos de obras literárias dos séculos XIX e XX é possível através do projeto Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental, uma parceria entre o IELT e o IHC, unidades de investigação da FCSH – Universidade Nova de Lisboa”.

O Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental tem crescido significativamente e o que começou por ser um trabalho académico está agora aberto a todos os utilizadores para consulta, permitindo perceber a evolução da paisagem portuguesa através de excertos literários. 

O projeto foi iniciado em 2010, pensado, estruturado e coordenado até 2017 por Ana Isabel Queiroz. Desde 2018, o projeto é coordenado por Natália Constâncio e Daniel Alves, tendo sido iniciado um esforço de atualização da estrutura tecnológica do mesmo, com novas linhas temáticas de investigação (nomeadamente sobre poesia).

Leia o artigo completo aqui.

Recent Posts