Cadernos do Arquivo Municipal Nº20

Encontra-se disponível o primeiro artigo do número 20 da revista Cadernos do Arquivo Municipal, com o dossier temático ‘O Livro no seu Tempo: Lugares, Matérias, Formas e Técnicas’. Os restantes serão disponibilizado em regime de publicação contínua a partir de julho de 2023.

O Livro é um fenómeno que junta o fascínio das suas manifestações de outrora aos atuais debates e práticas que anunciam caminhos e dilemas futuros. Este número propõe um exercício que recupere os procedimentos e técnicas que ganharam corpo para acolher uma outra invenção, a da escrita, onde se inscreve a história dos copistas, dos tipógrafos impressores que se deslocavam entre cidades e países em busca de negócios, a da sua emergência nos mosteiros, cortes, universidades, oficinas de encadernadores e tipografias, a dos vendedores ambulantes e a dos circuitos de produção e comercialização.

A coordenação científica deste número está a cargo de Fernando J. Bouza Álvarez (Universidad Complutense de Madrid), João Luís Lisboa (CHAM – NOVA FCSH) e Luís Martins (IELT – NOVA FCSH). Mais informação aqui.