CFP: Ver/Rever a Escrita de Mulheres em Portugal (1926-1974)

O colóquio internacional Ver/Rever a Escrita de Mulheres (1926-1974) no âmbito do projeto Escritoras Portuguesas nos tempos da Ditadura Militar e do Estado Novo, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, decorrerá nos dias 5 e 6 de março de 2020, no Colégio Almada Negreiros (Campus de Campolide).

A comissão organizadora convida todos os interessados em aprofundar as questões da produção literária das mulheres no tempo da Ditadura Militar e do Estado Novo, em Portugal, a submeterem trabalhos. A data limite de submissão de resumos é 15 de novembro 2019.

Valorizam-se as propostas que reflitam os constrangimentos da produção literária das mulheres, em particular nas quatro décadas de regime autoritário, assim como os mecanismos de invisibilidade que, na maioria das vezes, estiveram presentes na receção das obras. Pretende-se discutir o contexto sociopolítico da Ditadura Militar e do Estado Novo, as condições e as razões de escrita de muitas mulheres, as estratégias de publicação, nomeadamente a escrita de textos de natureza muito diversa, a recetividade mais ou menos duradoira das obras de autoria feminina, os fundamentos e os atores da crítica literária, o cânone e a marginalização.

Os tópicos propostos para a apresentação de trabalhos são os seguintes:
– Cânone;
– Literatura de autoria feminina (escrita autobiográfica e epistolar, poesia, narrativa, teatro,…);
– Condições de produção literária em regimes autoritários;
– Processos de censura;
– Mecanismos de dissuasão da leitura e da escrita das mulheres;
– Receção das obras de autoria feminina nos jornais e revistas da época;
– Tradução e mediação cultural;
– Questões legais e sociais (legislação sobre direitos autorais,…).

Línguas oficiais: Português, Francês, Inglês e Espanhol.

Instruções de submissão de trabalhos: Os resumos terão uma extensão máxima de 300 palavras, devendo ser enviados para o seguinte e-mail: escritorasportuguesas.1926.1974@gmail.com. As propostas de comunicação devem ser submetidas em português ou em outra das línguas oficiais do Colóquio e conter os seguintes elementos:
– Nome;
– Afiliação institucional;
– Contacto de e-mail e telefone (se possível);
– Pequena nota biográfica de, no máximo, 4/5 linhas.

Deste colóquio resultará a publicação de um livro com comunicações aí apresentadas, sujeitas a um processo de revisão por pares.

Datas importantes:
Data limite de submissão de resumos: 15 de novembro 2019
Data de notificação dos autores: 31 de dezembro 2019
Data limite de inscrição no congresso: 15 de janeiro de 2020

 

Recent Posts