Congresso Internacional Fernando Pessoa 2021

A Fundação Calouste Gulbenkian recebe nos dias 13, 14 e 15 de outubro, no Auditório 2, o Congresso Internacional Fernando Pessoa 2021. Investigadores, professores e doutorandos apresentam propostas recentes e inovadoras, novos caminhos para o debate a partir do que Pessoa deixou escrito. O encontro conta com a organização da Casa Fernando Pessoa.

O encontro recebe a participação de aproximadamente 30 oradores, portugueses e estrangeiros. O programa inclui apresentações de especialistas que há muito se dedicam a temáticas pessoanas, ao lado de investigadores doutorandos ou recém-doutorados. Entre os oradores estão os investigadores do IELT Fernando Cabral Martins, Jorge Uribe, Luiz Fagundes Duarte, Manuela Parreira da Silva, Osvaldo Manuel Silvestre, Pedro Sepúlveda e Rita Patrício.

Ao longo dos três dias organizam-se mesas de temáticas diversas em torno da edição, arquivo, filosofia, a posteridade de Pessoa, bem como a apresentação de novas leituras de certos poemas, textos em prosa ou para teatro. A estas, juntam-se mesas de homenagem a Eduardo Lourenço, Maria Aliete Galhoz e Ana Maria Freitas.

O público que quiser participar presencialmente às sessões poderá comprar o seu bilhete ou passe na bilheteira online. As sessões serão transmitidas em direto (para assistir nesta modalidade não é necessário inscrição ou bilhete).

A informação será atualizada com regularidade no site da Casa Fernando Pessoa. Programa completo aqui.

Sugestões