LU.GAR.LITERÁRIO

MEMORIAMEDIA apresenta três entrevistas realizadas a contadores de histórias conduzidas pelo investigador do IELT e narrador Luís Correia Carmelo. São entrevistas a três performers portugueses incontornáveis: Ana Sofia Paiva, António Fontinha e José Craveiro.

As entrevistas foram gravadas no âmbito do LU.GAR, um projeto que propõe mapear territórios culturais em contextos urbanos e reinterpretar as memórias de um lugar. Foi escolhida a zona de Alenquer para se iniciar este programa, assim como um conjunto de atividades de formação e criação que estimulem a participação da comunidade. Mais informações aqui.

Também é possível encontrar outros testemunhos gravados pela mesma equipa noutras iniciativas, como é o caso da entrevista a Paulo Correia, investigador do IELT e do CEAO.

A arte da narrativa oral entrelaça-se com a literatura e o registo escrito. Ao longo da história podemos reconhecer vários exemplos de contaminações, inspirações e recriações que viajam do romance para o folheto de cordel e deste para a narração oral, transpondo fronteiras geográficas e temporais. Os narradores entrevistados baseiam o seu repertório nos registos de contos, lendas e outras manifestações da tradição oral. Transformam-se em dramaturgos e apresentam-se como criadores que interpelam a história de um lugar e a história pessoal de cada espectador.

Quais os recursos que utilizam? Como criam as suas narrativas? Como constroem a sua relação com o público? Fique a saber tudo aqui.

 

Sugestões