Nuno Ribeiro foi contratado ao abrigo do Concurso Estímulo ao Emprego Científico (CEEC), financiado pela FCT, com o projeto Fernando Pessoa’s English Heteronyms.
O investigador vai desenvolver o seu projeto no IELT e investigar as personalidades inglesas de Fernando Pessoa, criando uma base de dados online com todos os documentos dos Heterónimos ingleses do autor português. Entre as várias personagens literárias heteronímicas criadas pelo poeta encontra-se uma multiplicidade de autores ficcionais ingleses, fruto da educação recebida por Pessoa em Durban, na África do Sul, onde viveu a maior parte da sua infância e adolescência, entre 1896 e 1905.
Tendo em conta todos estes aspetos, o projeto de investigação de Nuno Ribeiro será dividido em duas fases. A primeira incidirá sobre o período “pré-heteronímico”, recolhendo, transcrevendo e publicando as obras de personalidades literárias ficcionais inglesas criadas por Pessoa antes de 1914. A segunda fase centrar-se-á no período heteronímico, ou seja, na recolha, transcrição e publicação das personalidades heterónimas inglesas criadas após 1914. Criar-se-á uma edição digital fac-similada intitulada “Fernando Pessoa – Heterónimos ingleses” no site do projeto Modernismo: Arquivo Virtual da Geração de Orpheu.
O projeto inclui também um seminário online intitulado “Fernando Pessoa e a Cultura Inglesa”, que conta com a sua primeira sessão já no dia 25 de outubro.