Os artesãos do livro e o espírito militante. A Liga das Artes Gráficas de Lisboa

Dia 19 de abril, pelas 15h, realiza-se no Colégio Almada Negreiros (sala 209), com transmissão simultânea online, a conferência Os artesãos do livro e o espírito militante. A Liga das Artes Gráficas de Lisboa, organizada no âmbito do projeto dedicado ao ofício da encadernação, douração e ornamentação do livro como prática artística, uma parceria entre o IELT e a Câmara Municipal de Lisboa.

A oradora será Beatriz Peralta (Professora Titular e responsável pela Área de Filologia Galego-Portuguesa da Universidade de Oviedo). Os tipógrafos lisboetas criaram a primeira agremiação em defesa dos seus interesses em 1852, a Associação Tipográfica Lisbonense, mas só nos inícios da década de 90 nasceu um associativismo de classe vinculado ao movimento operário organizado. Foi deste modo fundada em Lisboa a Liga das Artes Gráficas (1889), representando principalmente os tipógrafos. A Liga dispunha de uma oficina própria, o Instituto das Artes Gráficas, na rua Jardim do Regedor, aos Restauradores, e as suas publicações refletiram as conexões entre a consciência operária dos obreiros do livro e a importância das obras que imprimiam, já que dessa tipografia saíram os títulos da “Biblioteca Socialista” e volumes de pensadores socialistas portugueses como Ernesto da Silva e do socialismo internacional como Paul Lafargue e Jules Guesde.

A entrada é livre, cuja inscrição deve ser feita através deste formulário. O encontro será transmitido online através deste link.

Recommended Posts