Publicações

Zip-Zip: um programa mítico ou «uma pedrada no charco» da «primavera marcelista»?

Autores
Dulce Simões
Editor
Apenas Livros (2011)
ISBN
9789896183608

Vida e morte de um culto popular - A Santa da Ladeira

Autores
Aurélio Lopes
Editor
Apenas Livros (2011)
ISBN
9789896183639

Mulheres do Outro Mundo:

Fadas e Serpentes

Autores
Francisco Vaz da Silva
Editor
Temas e Debates (2011)
ISBN
9789896441661
Sinopse

Os contos tradicionais ditos maravilhosos, ou de fadas, descrevem terríveis tribulações, prodígios de abnegação, sofrimentos insondáveis; mas simultaneamente dão a entender que o sofrimento gera a compreensão, o sacrifício propicia a renovação, a abnegação prepara proventos futuros. Incitam auditores e leitores a não baixar os braços, convidam a porfiar. Proclamam que a crise é necessária ao crescimento, que a adversidade fornece alento e inspiração. Os contos tradicionais maravilhosos são, ontem como hoje, um importante recurso espiritual. «Contos Maravilhosos Europeus» propõe-se colocar o universo dos contos tradicionais ao alcance do grande público, facultando conhecimentos especializados de um modo acessível a não especialistas. Este terceiro volume da colecção apresenta um conjunto de contos relativos ao vasto ciclo da Esposa Sobrenatural, um tema muito querido das narrativas tradicionais: o homem que desposa uma mulher do Além.

Contributos Portugueses para o estudo do Culto das Cabeças

Autores
Gabriela Morais
Editor
Apenas Livros (2011)
ISBN
9789896183172

O Sul dos meus Sonhos

Autores
Teresa Rita Lopes
Editor
Gente Singular Editora (2010)
ISBN
9789898314024
Prefácio
Rogério Silva
Ilustração
Adriana do Céu e Maria José Palla (Fotografia)
Sinopse

O sul dos meus sonhos é uma colectânea de poemas inéditos da autora Teresa Rita Lopes.

A Fábrica e a Rua:

Resistência operária em Almada

Autores
Sónia Ferreira
Editor
100 Luz (2010)
ISBN
9789898448002
Prefácio
Paula Godinho
Ilustração
João Branco
Sinopse

A presente obra analisa formas de resistência operária feminina que decorreram no período de construção e consolidação do Estado Novo, no concelho de Almada. Podemos encontrar tanto os discursos e as narrativas das mulheres operárias sobre o seu quotidiano de trabalho, como as memórias épicas das greves e das marchas da fome.

A autora constrói uma visão retrospectiva sobre uma época crucial da memória operária de Almada, inscrevendo o seu trabalho num cruzamento disciplinar entre as questões de Género e os Movimentos Sociais, procurando compreender como as mulheres operárias deste período accionaram diferentes gramáticas de acção reivindicativa, inscrevendo as suas práticas numa "cultura de resistência", herdada e simultaneamente construída num contexto histórico particular.

De boca em boca:

Sons e palavras de Miranda. António Maria Mourinho

Autores
Olinda Santana, Domingos Morais e Mário Correia
Editor
CEAMM / SONS da TERRA (2010)
ISBN
9789899622234
Sinopse

No primeiro capítulo a obra fornece uma descrição do quadro orgânico-funcional do Arquivo Pessoal de António Maria Mourinho, bem como a aplicação do modelo sistémico ao mesmo arquivo, considerando-o um Supersistema de Informação subdividido em 4 sistemas (arquivístico, fotográfico, bibliográfico e sonoro), no segundo, uma leitura dos registos sonoros de António Mourinho e, no terceiro, a descrição completa do sistema sonoro de Mourinho.

Auga que non vas beber

Autores
Inácio Vilariño Sanmartín
Editor
Baía Edicións (2010)
ISBN
9788492630394
Prefácio
Paulo Moreiras
Ilustração
Calros Silvar
Sinopse

O autor transporta-nos de forma divertida e com um fino humor ao terreno de aventuras e desventuras amorosas entre Xosé e Carolina sobre a divinosa tutela do padre Damián, o prior de Agolada.

Ditos da Freira

Autores
Joana da Gama
Editor
Centro de Estudos Clássicos-FLUL (2010)
ISBN
9789729376207
Prefácio
Anne-Marie Quint
Sinopse

Este é o primeiro volume da colecção "Cultura no Feminino" que se propõe publicar edições criticamente fiáveis quer de textos de autoria feminina, quer de obras relevantes para compreender a relação estabelecida entre mulheres e cultura intelectual, desde a Antiguidade até inícios do século XIX. O objectivo da colecção consiste em disponibilizar, não só aos estudantes dos vários graus do ensino universitário mas, também, ao público interessado na história da construção dos papéis de género na Cultura Ocidental, obras que permitam entender melhor o modo como a categoria de "género" se reflectiu, na longa duração, no acesso de homens e mulheres à Cultura escrita.

Festas de Inverno no Nordeste de Portugal:

património, mercantilização e aporias da "cultura popular"

Autores
Paula Godinho
Editor
100 Luz (2010)
ISBN
978989955790
Sinopse

Esta obra interpela máscaras e mascarados do ciclo do Inverno, em Trás-os-Montes e na sua projecção e exportação. Resulta de um trabalho de campo iniciado nos anos ’80 e que se prolonga até à actualidade, evidenciando quatro fases nas alterações do contexto em que emergem, bem como as dimensões adquiridas fora dele. O argumento central baseia-se nas apropriações da cultura popular em situações diferenciadas e contemporâneas, com a coexistência e a transição entre dois tipos de conexão com as celebrações: das etnografias que sinalizam as cerimónias de Inverno como ocasiões para a crítica através da pândega e da galhofa, num contexto circunscrito, até às fracções festivas transformadas em mercadorias, que paradoxalmente se reportam a uma sociedade anterior ao formato mercantil, remetendo para a autenticidade, a antiguidade e a tradição.

O mistério do Coiso e outras histórias

Autores
Thomas Bakk
Editor
BOCA (2010)
ISBN
9789899526396
Posfácio
Carlos Nogueira
Ilustração
Nuno Saraiva
Audiolivro

La Moira Enchantée au Portugal:

Mémoires d'un récit mythique

Autores
Adelaide Cristóvão
Editor
Edições Colibri / IELT (2010)
ISBN
9789727729333
Prefácio
Idalette Muzart Fonseca dos Santos
Ilustração
Carlos Augusto Ribeiro
Sinopse

Conta-se que, noutros tempos, quando os Mouros, perseguidos pelos Cristãos, se viram obrigados a regressar ao seu longínquo reino, deixaram em terras portuguesas lindas Moiras Encantadas a guardar os seus tesoiros na esperança de, um dia, alguém as desencantar. Conta-se que, nos rochedos e nos dólmenes, nas grutas e nas fontes, nos poços e nos ribeiros e até mesmo em certas ruínas de monumentos e aldeias abandonadas, pelas manhãs de S. João, a Moira aparece a estender os seus tesoiros ao sol, a pentear os seus cabelos de oiro, com pentes de oiro ou a tecer meadas de oiro em teares de oiro. Conta-se que aí estão encantadas e que herdaram segredos e magias de antigas divindades tutelares e de deusas zeladoras da fertilidade dos campos e da fecundidade dos humanos e dos animais. Conta-se que o seu corpo de serpente associado às tentativas que se lhe conhecem de união com humanos a troco de tesouros e de segredos, tem levado muita gente a suspeitar do seu parentesco com Melusina, a fada medieval que casou com o Senhor de Lusignan, na região francesa do Poitou. A ser assim, a Moira Encantada teria também laços familiares com a Dama do Pé de Cabra que deu origem à linhagem dos Senhores da Biscaia e com a Dama Marinha, antepassado dos Marinhos.

Natureza, Gastronomia & Lazer:

Plantas silvestres alimentares e ervas aromáticas condimentares

Autores
Maria Manuel Valagão (org.)
Editor
Edições Colibri (2010)
ISBN
9789727729265
Sinopse

Natureza, Gastronomia e Lazer é um livro sobre os campos do Sul do país e o papel da sua flora na construção de uma cultura gastronómica de herança cultural mediterrânica. Esta obra dá a conhecer plantas silvestres alimentares e ervas aromáticas condimentares, desde as mais comuns às menos conhecidas, num percurso pelos usos tradicionais e as novas tendências gastronómicas. A partir de um horto experimental de plantas silvestres alimentares, procura-se compreender e demonstrar que o "novo chega pela mão do velho", assegurando a conservação das espécies, para a continuidade e inovação de algumas das tradições alimentares emblemáticas do Alentejo. Oito autores falam deste horto, onde foi desenvolvida uma interessante experiência, com plantas silvestres alimentares e ervas aromáticas condimentares e tratam dos saberes, memórias e tradições alimentares com base nestes recursos. O conhecimento e a conservação da biodiversidade local das espécies silvestres alimentares, são parte da promoção e desenvolvimento integrado do território e da valorização do património alimentar, material e imaterial. Através das tradições alimentares locais e da transmissão de conhecimentos intemporais, do ensinamento de práticas culinárias e do carácter familiar e oral desse saber, reaviva-se uma parte do património gastronómico, que constitui um dos fundamentos da nossa identidade cultural mediterrânica.

Revisitar os Saberes:

Referências Clássicas na Cultura Portuguesa do Renascimento à Época Moderna

Autores
Inês de Ornellas e Castro e Vanda Anastácio (coord.)
Editor
Centro de Estudos Clássicos-FLUL / IELT (2010)
ISBN
9789729376191

B. I. da Morcela

Autores
Paulo Moreiras
Editor
Apenas Livros (2010)
ISBN
9789896182908

Portugal, Mundo dos Mortos e das Mouras Encantadas, vol. III

Autores
Fernanda Frazão e Gabriela Morais
Editor
Apenas Livros (2010)
ISBN
9789896182878

Canções de Cordel

Autores
César Prata
Editor
Teatro Municipal da Guarda (2010)
Ilustração
Antje Bromma (Fotografia e instalação)
CD

Anda cá que eu já te conto:

Antologia de contos e contadores alentejanos

Autores
AAVV
Editor
BOCA (2010)
ISBN
9789898421012
Prefácio
Isabel Cardigos
Ilustração
Pedro Serpa (Desenho gráfico) e António Salvador Carvalho (Ilustração)
Tradução
Anabela Gonçalves, José Carlos Ribeiro

Caderno de Danças do Alentejo vol. I

Autores
Lia Marchi, Celina da Piedade e Domingos Morais
Editor
PédeXumbo e Olaria Projetos de Arte e Educação (2010)
ISBN
9789899689602
Ilustração
Lia Marchi e António Passaporte (Fotografia)
Sinopse

Depois de seis meses de pesquisas, recolhas e viagens no território alentejano, o projeto Arquivo das Danças do Alentejo apresenta o Caderno de Danças do Alentejo — Vol. 1. O projecto, uma iniciativa da Associação PédeXumbo, coordenada por Domingos Morais e Lia Marchi. A equipa concentrou os seus esforços sobre dois repertórios; os bailes cantados do Baixo Alentejo à volta de Castro Verde, e as valsas mandadas na região de Grândola, Alentejo Litoral. O Caderno é destinado a quem se interessa pelas práticas culturais alentejanas, podendo ser um útil instrumento de trabalho para professores, bailarinos, músicos e estudantes interessados em divulgar as danças populares.

Acto da Primavera (1963)

ou como aldeãos transmontanos salvaram o cinema

Autores
Guillaume Bourgois
Editor
Apenas Livros (2010)
ISBN
9789896183080

Memórias Gestos Palavras:

Textos oferecidos a Teresa Rita Lopes

Autores
AAVV
Editor
Assírio & Alvim (2010)
ISBN
9789723714968
Ilustração
Maria José Palla (Fotografia)
Sinopse

As memórias dos seus anos de trabalho connosco, e da leitura dos livros que nos deu, são partilhadas de um modo que homenageia Teresa Rita Lopes segundo o estilo da sua respiração anti-convencional e da sua grande liberdade, que desenvolveu em todos os seus quadrantes de trabalho. Assim, é possível encontrar artigos neste volume que não têm título. Ou que são entrevistas mais ou menos imaginárias. Ou que são construções críticas, ou que são memórias, e vários que tomam a forma (rara) do ensaio epistolar.

O Anibaleitor

Autores
Rui Zink
Editor
Editorial Teorema (2010)
ISBN
9789726959052
Ilustração
Jorge Silva
Sinopse

O Anibaleitor conta a história de um jovem que, fugido à «guarda do reino», embarca numa viagem em busca de um mítico e fabuloso animal, Anibaleitor. Livro de aventura da leitura. Nesta magnífica novela, Rui Zink consegue ser, ao mesmo tempo, divertido, didáctico, comovente e, como sempre, estimulante.

Desnudo

Autores
Joana Machado (voz) e Amílcar Vasques-Dias (piano)
Editor
Numérica (2010)
Ilustração
José M. Rodrigues (Fotografia)
CD

B. I. do Cavalo

Autores
Manuela Parreira da Silva
Editor
Apenas Livros (2009)
ISBN
9789728777630

B. I. da Criação do Mundo

Autores
Natália Constâncio
Editor
Apenas Livros (2009)
ISBN
9789728777821

Orações e Benzeduras da Freguesia da Gavieira, Concelho de Arcos de Valdevez (recolha)

Autores
Ana Eleonora Borges
Editor
Apenas Livros (2009)
ISBN
9789728777944

B. I. do Pão no Brasil

Autores
Maria de Lurdes Soares
Editor
Apenas Livros (2009)
ISBN
9789896182236

B. I. do Touro

Autores
Ana Paula Guimarães
Editor
Apenas Livros (2009)
ISBN
9789896182250

Os Monstros na Literatura de Cordel Portuguesa do Século XVIII

Autores
Ana Margarida Ramos
Editor
Edições Colibri / IELT (2009)
ISBN
9789727728152
Ilustração
Ricardo Moita
Sinopse

Este trabalho analisa um conjunto de folhetos da literatura de cordel portuguesa do século XVIII sobre monstros. Para tal, procede a uma contextualização das práticas de leitura, assim como das implicações que o objecto impresso, nas suas múltiplas formas, tem na leitura que dele é efectuada. Situa ainda a produção em estudo num contexto mais alargado de publicações semelhantes, tanto na Europa como no Brasil, com vista a realçar afinidades com essas produções, assim como as especificidades dos folhetos publicados em Portugal. Reflecte sobre a localização da literatura de cordel no universo literário, neste caso, no âmbito das literaturas "não canónicas". Os textos em questão são apresentados, simultaneamente, como herdeiros de tradições culturais e literárias antiquíssimas e como formas embrionárias da literatura de massas que, a partir do século XIX, conhece um grande desenvolvimento com o sucesso de fórmulas editoriais semelhantes.

Camponeses, Cultura e Revolução:

Campanhas de Dinamização Cultural e Acção Cívica do MFA (1974-1975)

Autores
Sónia Vespeira de Almeida
Editor
Edições Colibri / IELT (2009)
ISBN
9789727728824
Prefácio
João Leal
Ilustração
Ricardo Moita
Sinopse

Trata-se de uma obra sobre uma das acções mais singulares da transição democrática portuguesa — as Campanhas de Dinamização Cultural e Acção Cívica do MFA — através das quais é possível conhecer o país que a revolução de 1974 descobriu. "Numa tentativa urgente de construir a nova «nação», militares e civis foram intérpretes de um país que procuravam tornar visível, convocando o camponês para categoria central dos seus discursos (...). Através das Campanhas de Dinamização Cultural e Acção Cívica do MFA, o mundo rural foi confrontado com novos projectos para o país, procurando esta iniciativa legitimar e conquistar a adesão das comunidades camponesas para a agenda revolucionária, articulando, deste modo, a dimensão nacional da revolução com a sua dimensão local."

Da Girafa à Pulga de Areia

Autores
Ana Vicente
Editor
Edições Eterogémeas / IELT (2009)
ISBN
9789899554597
Prefácio
Isabel Minhós Martins
Ilustração
Madalena Matoso
Sinopse

Andam à solta neste livro muitos bichos, pequeninos e grandes, em poemas simples e divertidos, ilustrados com recortes de papéis coloridos. Neles vais andar à boleia de uma baleia e conhecer, entre outras personagens, uma pulga de areia farta de jantar caranguejos e mexilhões, mas também uma raposa muito triste por dizerem mal dela (é que nem todas são matreiras...) e um touro que se recusou a entrar numa tourada...

Para o Estudo da Entrevista

Autores
Vera Silva
Editor
Edições Colibri / IELT (2009)
ISBN
9789727729371
Prefácio
Arnaldo Saraiva
Ilustração
Carlos Augusto Ribeiro
Sinopse

Os textos dos media (jornais, rádio, televisão e internet) estão presentes diariamente na nossa vida e a comunicação social para chegar ao maior número de pessoas interessadas. Entre os textos dos media, um há que serve ou figura da melhor maneira a comunicação: a entrevista. A entrevista é um texto que reúne dois (ou mais) interlocutores e que se constrói à base de perguntas e respostas. O seu objectivo é procurar "uma interpenetração informativa que visa quebrar isolamentos sociais, de grupo e individuais, e que pode ainda ser útil à pluralidade de vozes e à distribuição democrática da informação".

Artes de Cura e Espanta-Males:

Espólio de Medicina Popular recolhido por Michel Giacometti

Autores
Ana Gomes de Almeida, Ana Paula Guimarães e Miguel Magalhães (coords.)
Editor
Gradiva (2009)
ISBN
9789896163402
Prefácio
João Lobo Antunes
Ilustração
Armando Lopes e pinturas Carlos Augusto Ribeiro
Sinopse

Residente ainda hoje no Museu da Música Portuguesa, este notável espólio — recolhido por Michel Giacometti, organizado em 5500 fichas de doenças — foi, pelo entusiasmo e trabalho de Miguel Magalhães, Ana Paula Guimarães e Ana Gomes de Almeida, preparado, classificado e exposto perante olhares de médicos especialistas, poetas, artistas, investigadores, professores; afinal, gente com vontade de conhecer e comentar, como impulsivamente lhe apetecesse, os textos de rezas, ladainhas, provérbios, orações (frequentemente com ervas, às vezes através de pedras ou animais) para recuperar males de, por exemplo, tensão arterial, hemorróidas, gangrena, brotoeja, raquitismo, halitose, anorexia, leucorreia, anemia, coqueluche, nefrite, ciática, apoplexia, doenças dos olhos, tumores, epistaxis, fracturas, fogagem, bronquite, insónias, cãibras, blenorragia, picadas de abelhas, hemorragias, piolhos, afrontas, espigas das unhas. Mezinhas para curar mazelas? Artes de cura e espanta-grandes-males? Ao leitor apetecerá decerto envolver-se nestas receitas desaconselhadas hoje em dia, mas concebidas, porventura, há milhares de anos e transmitidas de geração em geração, manifestando secretas crenças relativas ao corpo e à doença.

De Gil Vicente a Fernando Pessoa:

Os Clássicos na Literatura para a Infância e a Juventude

Autores
Carlos Nogueira
Editor
Apenas Livros (2009)
ISBN
9789896182670

Literatura para a Criança na Imprensa Portuguesa do Século XIX

Autores
Maria de Lurdes Castanheta Pelarigo
Editor
Apenas Livros (2009)
ISBN
9789896182700

Pelos trilhos do património cultural madeirense:

A Romaria de Nossa Senhora do Monte

Autores
Duarte Manuel Roque de Freitas
Editor
Apenas Livros (2009)
ISBN
9789896182304

Portugal, Mundo dos Mortos e das Mouras Encantadas, vol. I

Autores
Fernanda Frazão e Gabriela Morais
Editor
Apenas Livros (2009)
ISBN
9789896182465

Portugal, Mundo dos Mortos e das Mouras Encantadas, vol. II

Autores
Fernanda Frazão e Gabriela Morais
Editor
Apenas Livros (2009)
ISBN
9789896182717

Portugal e Espanha:

Entre discursos de centro e práticas de fronteira

Autores
Heriberto Cairo Carou, Paula Godinho e Xerardo Pereiro
Editor
Edições Colibri / IELT (2009)
ISBN
9789727729562
Ilustração
Carlos Augusto Ribeiro
Sinopse

Através do estudo dos limites de Portugal e Espanha nos séculos XIX e XX, esta obra abarca a análise de vários dos discursos geopolíticos acerca da fronteira ibérica, bem como as práticas da construção das identificações nacionais. Como resultado intercalar dum projecto internacional e multidisciplinar, que reúne antropólogos, historiadores, cientistas políticos e sociólogos de várias universidades de Portugal e Espanha, são discutidas e analisadas as perspectivas dos centros de poder - em Lisboa, Madrid ou Bruxelas - e os usos quotidianos pelas populações fronteiriças, repartidas por grupos sociais, tempos e lugares diversos, em conjunturas variadas e com interferências múltiplas, entre lugares e fluxos.

Azul Blue Bleu

Autores
Eugénio Roda
Editor
Edições Eterogémeas (2009)
ISBN
9789899554580
Ilustração
Gémeo Luís
Tradução
da versão inglesa: Ana Saldanha; da versão francesa: Anne Wermeille
Sinopse

Numa montanha distante um menino chora uma lágrima e segura-a na ponta do nariz. De tanto a olhar, imagina-se, de repente, a mergulhar nela. O mergulho leva-o a navegar num mar imenso, muito longe da montanha em que vive e cheio de coisas diferentes, de seres que ele mal conhece: polvos, caranguejos, uma baleia... O menino até rodopia agarrado a um cardume de peixes! Uma aventura muito bonita para ler em português, inglês e francês e ver em duas cores (azul e preto) misturadas com perfeição em recortes ondulados como as ondas e imensos como o mar.

Cicatriz:ando:

Acção poética e sonora

Autores
Américo Rodrigues
Editor
Bosq-íman:os records (2009)
Ilustração
The Jorge dos Reis Studio (design), Armando Neves, José Teixeira e César Prata (Fotografias)
CD

Jorge Crespo:

Estudos em Homenagem

Autores
Paula Godinho, Susana Pereira Bastos e Inês Fonseca (coord.)
Editor
100 Luz (2009)
ISBN
9789899575776
Ilustração
João Branco
Sinopse

Esta obra é a homenagem a este Homem, também investigador, professor, mestre e amigo, que juntou vontades e saberes neste livro que agora se publica.

Ti Miséria

Autores
Jorge Castro
Editor
IELT (2009)
Ilustração
Carlos Augusto Ribeiro

Andanças da Senhora do Rosário nas Faldas da Serra de Aire

O imaginário popular nas aparições de Fátima

Autores
Aurélio Lopes
Editor
Apenas Livros (2009)
ISBN
9789896182847

B. I. da Perdiz

Autores
Paulo Moreiras
Editor
Apenas Livros (2009)
ISBN
9789896182663

Pastores versus Marinheiros e... Mulheres

Autores
Micaela Ghitescu
Editor
Apenas Livros (2009)
ISBN
9789896182458

Livro dos Acalantos

Autores
Maria de Lurdes Soares
Editor
Apenas Livros (2009)
ISBN
9789896182656

Quinta-Feira da Ascensão, Quinta-Feira da Espiga. Festa do Leite

Autores
António Vermelho do Corral
Editor
Apenas Livros (2009)
ISBN
9789896182731

Lendas e Contos de Bruxas, Tesouros e Diabos

Autores
Hugo Rodrigues
Editor
Apenas Livros (2009)
ISBN
9789896182502

Contributos para a História dos Tapetes de Arraiolos

Autores
Bruno Lopes
Editor
Apenas Livros / Terramar / IELT (2009)
ISBN
9789727104208
Prefácio
António Fialho Conde, Ana Cardoso de Matos
Sinopse

A mais completa história dos tapetes de Arraiolos, com especial tónica na salvaguarda e valorização patrimonial de um trabalho artístico português que, apesar de ser reproduzido em qualquer parte do mundo, deve ser singularizado e certificado como objecto identitário da população de Arraiolos. A novidade deste estudo é o levantamento praticamente integral de todas as fontes contemporâneas onde se acham notícias de acontecimentos relacionados com esta arte. Ilustrado com inúmeras fotografias, muitas delas inéditas.