Retours à l’animal(ité): perspectives posthumanistes

Dia 16 de dezembro realiza-se a quarta sessão do ciclo “Les limites de l’humain” intitulada Retours à l’animal(ité): perspectives posthumanistes. A sessão decorre online, via zoom, pelas 17h (hora de Lisboa).

O homem ocidental lutou, durante séculos, contra a sua própria animalidade, refugiando-se na civilização e na cultura como forma de contrariar o regresso às origens ou a um grau zero da natureza humana. Serviu-se da sua extraordinária capacidade de transformação do ser vivo em geral (que, aliás, o distingue dos outros animais) para criar novas formas de vida que vieram revolucionar a própria natureza e a teoria do sujeito-animal. Com efeito, a emergência de uma robótica autónoma e das manipulações do ser vivo pela biotecnologia dão origem ao aparecimento de criaturas híbridas que tornam problemática a distinção entre o artificial e o natural, o humano e o inumano, obrigando o anthropos a repensar-se ao espelho da (sua) animalidade e a repensar as suas relações com os outros animais, humanos e não-humanos. Torna-se, então, premente refletir sobre o futuro da humanidade partir de novas perspetivas que talvez suponham o regresso a uma certa animalidade ou até a uma reanimalização do homem.

A sessão contará com a presença do filósofo Dominique Lestel, autor de obras como L’animal singulier (2004), L’animal est l’avenir de l’homme (2010), Nous sommes les autres animaux (2019) ou Machines insurrectionnelles (2021), entre outros, e de Vincent Lecomte, teórico de arte contemporânea e artista plástico, autor de L’art contemporain à l’épreuve de l’animalité (2021). Esta sessão inscreve-se no âmbito do projeto REVIF (Rencontre d’Experts pour la Valorisation Interdisciplinaire de la Francophonie – Agence universitaire de la Francophonie).

A participação no encontro é gratuita mas de inscrição obrigatória através deste formulário. O acesso à sessão deverá ser feito através deste link.

A organização do encontro está a cargo dos investigadores Carlos Carreto e Márcia Neves. Cartaz do evento aqui.

Recent Posts