Três vezes Cem

O centenário de três autores latino-americanos, Clarice Lispector, Olga Orozco e Mario Benedetti, é assinalado de 23 a 27 de novembro, com o ciclo Três vezes Cem, organizado pela Casa da América Latina, em Lisboa.

No dia 23, o ciclo abre pelas 18h, com leituras de obras dos três autores por Emília Silvestre, Francisco Gomes e Filipa Leal, acompanhados por Carla Algeri. De 24 a 26, propõem-se “conversas virtuais” sobre a obra dos três autores, a partir da página da Casa da América Latina, na rede social Facebook.

Entre outros, nestas conversas participam o norte-americano Benjamin Moser, autor de Porquê Este Mundo – Uma Biografia de Clarice Lispector, que lhe valeu o Prémio Itamaraty de Diplomacia Cultural, a investigadora do IELT Clara Rowland, a cantora uruguaia Diane Denoir, que foi amiga de Mario Benedetti, o escritor Rafael Courtoisie, jornalista e poeta uruguaio, vencedor em 2014 do Premio Casa de América de Poesía Americana, e a escritora Hortênsia Campanella, autora de “Mario Benedetti, um mito discretíssimo”.

A moderação das três conversas está a cargo de Pedro Rapoula, da poetisa Raquel Marinho e da jornalista Ana Sousa Dias.

O ciclo encerra com uma conversa com o escritor Alberto Manguel, nascido na Argentina há 72 anos, que prepara a doação da sua biblioteca pessoal a Lisboa, para um futuro Centro de Estudos de História da Leitura.

Mais informação aqui.

Recent Posts