O Catálogo da Fábula na Literatura Portuguesa teve como objectivo principal identificar e indexar o corpus principal da fábula na literatura portuguesa desde a Idade Média até à época contemporânea. A catalogação da fábula cobre grande parte do corpus fabulístico nacional, recolhendo ocorrências das várias modalidades das suas manifestações: de texto integral – inserido em colecções, antologias e noutras obras – mas, também, de uso parcial e em contexto paratextual (prefácios, dedicatórias, titulação, caracterização das colecções, referências relativas a tradução e adaptação, e outras).
A História Crítica da Fábula na Literatura Portuguesa acompanha o Catálogo da Fábula na Literatura Portuguesa. Nos doze ensaios dela constantes procede-se à análise de usos da fábula na literatura portuguesa desde a Idade Média até à Contemporaneidade, com incidência específica em realizações da fábula que por motivos diversos ocuparam lugar de destaque na literatura nacional ou adquiriram um caráter exemplificativo.
A proposta do projecto A Fábula na Literatura Portuguesa: Catálogo e História Crítica da Fábula na Literatura Portuguesa foi avaliada pelo Painel de Avaliação da FCT, que a classificou positivamente e recomendou para financiamento (PTDC/CLE-LLI/100274/2008). Os resultados do projecto foram avaliados pelo Painel de Avaliação Final da FCT, tendo o Relatório Final merecido aprovação com o seguinte comentário “Os objectivos científicos previstos foram plenamente atingidos. Os resultados evidenciam grande qualidade científica, nomeadamente ao nível das publicações em revistas internacionais com referee. O projecto contribuiu para a formação de jovens investigadores e para a projecção internacional da equipa envolvida” [ver documentos].