CFP: Literatura e Ciência

Frequentemente olhadas como campos distintos, a Literatura e Ciência têm vindo progressivamente a tomar consciência das suas convergências e interseções. Por seu turno, o diálogo é uma forma textual que tem sido relativamente esquecida pelo cânone literário, e que importa recuperar dado que estes textos, por vezes ainda inéditos, podem trazer-nos informações importantes, passíveis de abordagens multi e interdisciplinares. A sua vocação inicial, de índole filosófica, marcou o caráter especulativo e didático da forma dialogal que, ao longo dos séculos, tem sido usada para veicular questões de índole variada, como satíricas, de crítica social, de atualidade, políticas, artísticas, religiosas, linguísticas, gastronómicas e, como não poderia deixar de ser, científicas.

Mais especificamente, os Diálogos sobre Ciência abordam áreas tão diversas como a matemática, a arte de navegar, a botânica, a geografia, a astronomia ou a medicina. A sua dimensão testemunhal e de atualidade é reveladora do modo como diferentes épocas olharam o Mundo, o valorizaram, o imaginaram e o explicaram.

O grupo de trabalho do projeto “Diálogos Portugueses” propõe a todos os interessados a participar no Colóquio Literatura e Ciência, Diálogos, a ter lugar na FCSH – Universidade NOVA de Lisboa, nos dias 27 e 28 de junho de 2016.

Os interessados devem enviar propostas de comunicação até dia 30 de março. Pretende-se um debate amplo, como amplos e potencialmente multidisciplinares são os campos abordados pelo género dialógico que se debruça sobre questões de ciência. Assim, serão consideradas duas linhas privilegiadas de abordagem:

– Os textos dialogais sobre ciência: abordagens históricas, linguísticas, filológicas, científicas, edição textual (problemáticas, potencialidades e realizações);
– O imaginário científico em diálogo com a literatura (estruturas, configurações, arquétipos, mentalidades, pensamento complexo, leituras semióticas, ficções e poéticas).

Inscrição com comunicação:
Até 30 de abril de 2016 – 60 euros
Após 30 de abril de 2016 – 70 euros

Inscrição sem comunicação (com certificado de presença):
Até 30 de abril de 2016 – 20 euros (público em geral); 10 euros (estudantes*)
Após 30 de abril de 2016 – 30 euros (público em geral); 20 euros (estudantes*)

*Mediante comprovativo a enviar à organização no acto de inscrição

Mais informações: literaturaciencia2016@gmail.com

Comissão Científica:
Augusto Fitas (CEHFCI-U.Évora)
Helder Godinho (FCSH-UNL)
Henrique Leitão (CIUHCT-FCUL)